 
													A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está representada no 8º Encontro Nacional da Rede Nacional de Consultórios na Rua, realizado nesta semana em Recife (PE). Como uma das etapas dessa participação, a coordenadora do programa, Patrícia Valenga de Paula, apresentou, nesta quinta-feira (30), um trabalho que detalha a trajetória e os resultados alcançados pela implantação da iniciativa no município.
Desenvolvido de forma permanente desde o fim de 2024 em Ponta Grossa, o Consultório na Rua já soma mais de 6 mil ações realizadas. Uma equipe multiprofissional atua diretamente em espaços públicos e de forma integrada com as Unidades de Saúde, os serviços de Urgência e Emergência e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ampliando o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
Durante o evento, que reúne equipes de todo o país para a troca de experiências e o fortalecimento das práticas de cuidado junto à população em vulnerabilidade, Patrícia destaca que a participação de Ponta Grossa reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido no município. “É uma grande satisfação poder representar nossa equipe e compartilhar as experiências e resultados conquistados desde a implantação do programa. O Consultório na Rua tem sido uma importante ferramenta para garantir o acesso à saúde e promover o cuidado integral das pessoas em situação de rua”, enfatiza a coordenadora.
Composta por psicóloga, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social, técnico de enfermagem, médico e residente de odontologia, a equipe realiza atendimentos individualizados com escuta qualificada, testes rápidos, coleta de exames, curativos, avaliações odontológicas, avaliações médicas e encaminhamentos aos serviços da rede. Além do cuidado em saúde, o programa também contribui para o acesso a serviços de assistência social, alimentação e higiene por parte das pessoas em situação de rua.