Ponta Grossa prorroga inscrições para construção coletiva do Memorial da Assistência Social

7 horas atrás em 17 de outubro de 2025 às 14:38, possui 77 visualizações até o momento

Prazo para participação nas três frentes preparatórias foi estendido até 31 de outubro; iniciativa busca resgatar a história e valorizar a política de Assistência Social em Ponta Grossa.

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), prorrogou até o dia 31 de outubro as inscrições nas três frentes preparatórias da 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social, que neste ano celebra o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. A iniciativa tem como objetivo aproximar a população da política pública de Assistência Social, ampliando a compreensão sobre o papel transformador na vida das pessoas e na construção de uma cidade mais humana.

Entre as ações em andamento, o destaque é o Memorial da Assistência Social, um espaço que vai reunir histórias, documentos, fotos, registros e lembranças de quem ajudou a construir a trajetória da política de Assistência Social em Ponta Grossa. A proposta é resgatar a memória coletiva do setor e valorizar os profissionais e cidadãos que contribuíram para que a cidade tivesse uma rede sólida de acolhimento e proteção social.

“A Assistência Social não é uma política acessória ou voltada apenas a quem está em vulnerabilidade. Ela é uma política essencial, que transforma realidades, promove dignidade e constrói oportunidades. O Memorial e as demais ações preparatórias reforçam essa visão, mostrando o quanto essa rede faz parte da história e do desenvolvimento humano de Ponta Grossa”, destaca a presidente da FASPG, Tatyana Belo.

“Contamos com a colaboração das pessoas que já fizeram parte da Assistência Social em Ponta Grossa ou que tenham histórias e registros do setor aqui na cidade para construirmos, juntos, esse Memorial”, convida a presidente.

O cadastro de registros para o Memorial da Assistência Social tem contribuições abertas à população e entidades. O envio do material pode ser realizado até 31 de outubro por meio do link: https://forms.gle/E49GYLB2BEipVab79.

Além do Memorial, seguem abertas as inscrições para outras duas frentes de participação:

* Seleção e premiação de atividades temáticas: voltada às equipes do SUAS, que podem inscrever e executar ações comemorativas alinhadas ao Edital nº 01/2025 – NEP/SUAS. As melhores práticas serão reconhecidas e premiadas. Inscrições até 31 de outubro: https://forms.gle/uvBChJDPnJ8Hsc4ZA.

* Portfólio de Experiências e Relatos de Caso do SUAS: reúne histórias reais, práticas e vivências que expressam o impacto da Assistência Social na vida das pessoas. Toda a comunidade pode enviar relatos, inclusive entidades e organizações parceiras. Envio até 31 de outubro: https://forms.gle/xj4r8DkmrfYHeppL9.

Para Tatyana Belo, o envolvimento da comunidade é o que dá sentido à Mobilização. “Queremos que as pessoas se reconheçam nesse processo: quem já foi atendido, quem já trabalhou, quem acompanhou de perto as mudanças. Estamos contando a história de Ponta Grossa a partir da solidariedade, do cuidado e da transformação social. É um convite para todos participarem desse resgate coletivo”, reforça.

3ª Mobilização Municipal
As ações fazem parte da 3ª Mobilização Municipal do Dia Nacional da Assistência Social, evento anual celebrado no início de dezembro e promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa que é referência para o país e reforça o compromisso do município com o fortalecimento do SUAS, a valorização dos profissionais da área e a construção de uma cidade cada vez mais humana e inclusiva.


Galeria de fotos:


Ir para o conteúdo