Terceirização já existe e profissionais não serão prejudicados
A Prefeitura de Ponta Grossa está iniciando uma campanha informativa à população sobre a licitação da merenda escolar. Ao contrário do que vem sendo erroneamente divulgado por terceiros, a merenda escolar da rede municipal já é terceirizada há muitos anos e, portanto, não existe qualquer processo de privatização em andamento.
O que está sendo realizado neste momento é uma nova licitação para a gestão da merenda escolar, com o objetivo de modernizar o sistema, garantir maior eficiência e reduzir custos, sempre em conformidade com a legislação e os princípios da transparência.
Só esse ano, por exemplo, a previsão de custos com a alimentação escolar é de R$ 94,8 milhões, incluindo contratos de fornecimento de gêneros alimentícios, gás, aquisição de equipamentos, equipes terceirizadas para cozinhas escolares, manutenção e folha de pagamento.
Segundo a secretária de Administração, Isabele Moro, o processo de licitação prevê o fornecimento e preparo da alimentação escolar, fornecimento de gêneros alimentícios, insumos, logística, prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e utensílios utilizados. Além disso, nenhum profissional que hoje atua nas escolas será prejudicado. “A tia da merenda continua sendo a tia da merenda, desempenhando normalmente suas funções, em conjunto com as equipes terceirizadas já contratadas para o preparo e distribuição das refeições, com amor e cuidado com as nossas crianças”, ressalta a secretária. Afirma ainda que o “Município continuará respeitando a agricultura familiar, realizando os chamamentos como sempre realizou e buscando ampliar as aquisições das cooperativas que nos atendem”.
Dessa forma, a Prefeitura enfatiza que a prioridade é garantir alimentação saudável e de qualidade para os estudantes, com responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e segurança para os trabalhadores.