Mais dois mutirões de cadastramento e atualização estão previstos para agosto
por Assessoria
Cerca de 600 pessoas foram atendidas na Estação Saudade no mutirão para cadastro e a atualização do CadÚnico. A ação foi realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, na última sexta-feira (12).
A presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, comenta que no evento realizado, 16 servidores atenderam aproximadamente 600 pessoas no intervalo das 8h30 até às 17 horas. “O mutirão chegou a distribuir um total de 400 senhas, divididas nos dois períodos, e o restante do atendimento aconteceu por demanda espontânea”, ressalta Vinya.
Para o próximo mutirão que ocorrerá no dia 20 de agosto, já estão agendadas 150 pessoas. Igualmente está previsto um mutirão para o dia 27 deste mês, visando adiantar a agenda dos CRAS que estão com demanda reprimida, ambos no prédio da FASPG. “Importante reforçar que os atendimentos são realizados também nos CRAS, nos períodos da manhã e tarde, nas ações descentralizadas por território e também aos sábados, com os mutirões, que são agendados nos CRAS para o público prioritário”, reforça a presidente da FASPG.
Vinya explica que com o aumento das situações de vulnerabilidade, em decorrência da pandemia da Covid-19, e com aumento do valor do benefício de transferência de renda, a partir de agosto de 2022, de R$400,00 para R$600,00, a demanda em busca do Cadastro Único aumentou consideravelmente, sendo este o principal motivo para os mutirões que acontecem em agosto. “Fazemos este chamamento para os cidadãos, para se dirijam ao CRAS de referência ou compareçam em um destes mutirões para regularizar a situação do CAdÚnico e ter direito aos benefícios do governo”, finaliza a presidente da FASPG.
O Cadastro Único tem validade de 24 meses, porém, caso haja alteração de endereço, composição familiar e/ou renda, as famílias devem procurar o CRAS para realizar as atualizações das informações, o que também impacta nos atendimentos.