A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa encerrou, na última semana, o cronograma de Ações Descentralizadas de 2025. O evento realizado pelo CRAS Jardim Paraíso, em parceria com a Unidade Móvel, marcou o fim de um ano voltado para a ampliação do acesso aos serviços de assistência social e para o fortalecimento dos vínculos comunitários.
Ao longo de 2025, foram realizadas 24 ações descentralizadas, sendo duas nas áreas de maior índice de vulnerabilidade de cada CRAS e duas pela Unidade Móvel em áreas rurais. As atividades resultaram em mais de 3.500 atendimentos à população, consolidando a estratégia de aproximar os serviços públicos das famílias residentes nos territórios de abrangência.
Realizada nas dependências da Escola Municipal Doutor Edgar Sponholz, na região da Vila Nery, a última ação do ano ofereceu à comunidade uma ampla gama de serviços e benefícios, incluindo doações de roupas e sacolas de alimentos, programas de aprendizagem, testes de visão, orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e atendimentos de órgãos de defesa e garantia de direitos voltados à promoção e proteção social.
Para a presidente da FASPG, Tatyana Belo, a articulação entre as instituições envolvidas ampliou significativamente o acesso da comunidade a serviços essenciais e iniciativas da sociedade civil organizada, reforçando o compromisso coletivo com a proteção social básica e a garantia de direitos.
“Agradecemos a todas as pessoas e instituições que contribuíram para o sucesso das ações realizadas ao longo do ano. Nossas equipes reafirmam seu papel como porta de entrada da Assistência Social e seguem comprometidas em orientar, acolher e articular ações que assegurem direitos e contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, afirma Tatyana.
A previsão é que o cronograma de ações descentralizadas seja retomado em março de 2026, dando continuidade ao trabalho de aproximação dos serviços públicos às comunidades em situação de vulnerabilidade social.



