Prefeita Elizabeth anuncia plano para transformar a Guarda em Polícia Municipal

4 dias atrás em 24 de junho de 2024 às 18:21, possui 181 visualizações até o momento

Prefeita Elizabeth anuncia plano para transformar a Guarda em Polícia Municipal

Durante a incorporação de 100 novos agentes à Guarda Civil Municipal, na noite da última sexta-feira (21), a prefeita Elizabeth Schmidt anunciou que já está trabalhando para, tão logo a legislação federal admita, transformar os guardas municipais em policiais, ampliando ainda mais o efetivo.

“Acredito que esse é o melhor e mais rápido caminho para fortalecer nossa corporação, estruturar de forma ainda mais firme nosso corpo de guarda e principalmente suprir as necessidades que nossa gente tem”, disse a prefeita durante a cerimônia na Arena Multiuso, com a formatura dos 100 novos guardas municipais.

O curso dos 100 novos agentes contou com um conteúdo expressivo de legislação, visando à preparação na atuação junto à população, como também no condicionamento físico, primeiros socorros, defesa pessoal e na utilização de armamentos.

Elizabeth Schmidt comenta que este momento festivo se dá pelo mérito dos novos guardas municipais, mas também pela ampliação do efetivo da corporação, que foi uma medida ágil para o setor de segurança pública.

“Nunca se investiu tanto em segurança pública na história de Ponta Grossa. Com a inserção destes 100 novos guardas, teremos a possibilidade do emprego de mais equipes nas ações preventivas e ostensivas, e com isso aumentamos a segurança da população”, enfatizou.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, destaca que a capacitação objetivou à tomada de decisão do guarda municipal armado, bem como avaliar em condições de afrontamento a necessidade, oportunidade e proporcionalidade do uso da força.

“Contaremos em nossas ruas com profissionais preparados para as mais diversas formas de ocorrências, que encontrarão no dia a dia de trabalho. Desde aulas de legislação, para atendimento da população e encaminhamento dos que infringirem a lei, passando pelo uso de armas, abordagem, e direção de viaturas e motos.

Tânia destaca que além disso, os alunos tiveram contato com outras forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, por exemplo, para entenderem o papel da Guarda Municipal para o auxílio destas entidades  no combate à criminalidade.

“Oferecemos um treinamento completo para profissionais completos, atuando em conjunto com as forças de segurança da cidade”, completa a secretária.

Novos guardas municipais preparados

A recém-formada Olgamaria Moraes de Ávila comenta que terá muito orgulho de poder representar e defender a população de Ponta Grossa. Ela destaca que o curso de formação serviu para capacitar o grupo para atuar nas ruas. “Todas as matérias que foram ministradas, tiveram um peso grande, tivemos aulas de armamento e tiro, tivemos aulas de defesa pessoal, toda a parte do direito também para poder estar agindo dentro da legalidade, então todas elas realmente tiveram um peso muito grande para a nossa formação”, disse Olgamaria.

Josué Teixeira, também formado no curso, comenta que é um grande orgulho poder fazer parte da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa. Ele ressalta que não apenas ele, como todos os alunos que estão saindo do curso de formação estão preparados para proteger a comunidade e contribuir para a segurança pública da cidade. “É uma grande alegria poder fazer parte dessa instituição, que cada dia cresce mais. E contribui para que a nossa cidade esteja e continue cada vez mais segura”, disse o novo guarda municipal.

Nova base da Guarda Municipal inaugura na Chapada

A Prefeitura inaugura nesta terça-feira (25), a base da Guarda Municipal no bairro Chapada, que contará com uma equipe 24 horas e viatura, para atendimento da população. Uma equipe de guardas municipais estará à disposição do Chapada, Periquitos, Boa Vista e todas as vilas que compõem essa região.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange