Prefeitura divulga programação completa do Festival de Balonismo 2024

hoje em 4 de julho de 2024 às 19:31, possui 12 visualizações até o momento

Evento está na sua segunda edição e acontece dias 19, 20 e 21 de julho no Centro de Eventos e contará com a presença do ‘maior balão do mundo’ em formato de cegonha

Ponta Grossa se prepara para sediar o 2º Festival de Balonismo, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho no Centro de Eventos. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, organiza o evento que promete atrair centenas de visitantes e proporcionar experiências únicas para os participantes e espectadores.

“O Festival de Balonismo é uma experiência inesquecível para quem assiste e para quem participa. Estamos ansiosos para receber visitantes de todo o país e mostrar a beleza dos nossos céus. É um evento que fortalece o turismo local e promove nossa cidade de maneira muito positiva”, ressaltou a prefeita Elizabeth Schmidt.

O festival contará com a participação de 12 balonistas e uma variada programação, incluindo praça de alimentação, artesanato, brinquedos e estandes de outras secretarias, como a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. A praça de alimentação funcionará no dia 19/07 das 14h às 22h e nos dias 20 e 21/07 das 10h às 22h.

Paulo Stachowiak, secretário de Turismo, destacou o compromisso com a segurança e a competitividade do evento: “O 2º Campeonato Paranaense de Balonismo seguirá rigorosamente as regras estabelecidas pela Federação Aérea Internacional (FAI). Isso assegura que o evento seja conduzido com os mais altos padrões de segurança e competitividade, proporcionando um espetáculo incrível para todos os presentes”, explica.

Sobre a competição

Entre as provas competitivas do festival, destacam-se:

– Alvo Declarado pelo Piloto (Pilot Declared Goal): Os pilotos declaram um alvo antes do voo e tentam chegar o mais próximo possível deste ponto.

– Alvo Declarado pelo Juiz (Judge Declared Goal): O alvo é determinado pelos organizadores, e os pilotos devem tentar atingi-lo.

– Valsa de Hesitação (Hesitation Waltz): Prova em que os pilotos escolhem entre vários alvos declarados e devem decidir qual o melhor a ser atingido durante o voo.

– Fly-In: Os pilotos decolam de um local à sua escolha e tentam atingir um alvo pré-determinado.

– Fly-On: Após atingir um primeiro alvo, os pilotos devem declarar e voar em direção a um segundo alvo.

– Caça à Raposa: Um balão “raposa” decola e os competidores tentam segui-lo e lançar uma marca o mais próximo possível do ponto de aterrissagem da raposa.

– Gordon Bennett Memorial: Prova em homenagem ao aviador Gordon Bennett.

– Alvo com Janela de Tempo: Os pilotos devem atingir um alvo dentro de uma janela específica de tempo.

– Mínima Distância com Duas Marcações.

O maior balão do mundo em Ponta Grossa

O festival contará ainda com a presença do ‘maior balão do mundo’ em formato de cegonha, com aproximadamente 55 metros de comprimento. Idealizado pelo médico ginecologista Karam Abou Saab, o balão foi criado para promover uma campanha contra a gravidez precoce e será uma das principais atrações do evento.

A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas compareçam ao festival deste ano, superando o sucesso da edição anterior, que atraiu mais de 20 mil espectadores. Em 2023, o festival trouxe balões em formatos especiais como um canguru e um pica-pau, além de promover o primeiro Campeonato Paranaense de Balonismo com o apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange