Prefeitura de Ponta Grossa adota soluções inovadoras para inclusão social e eficiência nos serviços públicos

7 minutos atrás em 4 de julho de 2024 às 19:17, possui 12 visualizações até o momento

Endereço Digital e Programa de Saúde Digital Integrada aperfeiçoam atendimento em áreas irregulares e ampliam cobertura médica via telemedicina

A Prefeitura de Ponta Grossa está investindo em soluções inovadoras para aprimorar os serviços públicos e promover a inclusão social através da Agência de Inovação e Desenvolvimento. Entre as principais iniciativas, destaca-se o “Endereço Digital”, instituído através de decreto 23.590, para fornecer endereços precisos às residências em áreas irregulares, facilitando o acesso a diversos serviços públicos.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (04), foram entregues 10 placas aos moradores do Borsato. Essa abordagem resolve um problema comum em áreas sem endereçamento formal, onde o acesso a serviços como saúde e assistência social é dificultado pela falta de um endereço claro. A implementação dessas tecnologias está alinhada com a visão de cidades inteligentes, que buscam melhorar a qualidade de vida de seus habitantes através do uso eficiente da tecnologia”, frisa a prefeita Elizabeth Schmidt.

“Com o Plus Code, uma ferramenta do Google que permite identificar locais a partir de coordenadas de latitude e longitude disponibilizaremos para cada propriedade um código único de endereço digital, melhorando significativamente a eficiência dos atendimentos domiciliares e outros serviços municipais”, explica a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

De acordo com a secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, esse projeto trará, por meio da inovação, a dignidade das pessoas que moram em situações irregulares e muitas vezes têm dificuldade de acesso à questão do endereço, isto é, comprovar o endereço que residem. “Muito mais facilidade de acesso a serviços públicos, porque todos os programas sociais, os programas do governo municipal vão adaptar esse endereço para que elas possam ser incluídas. O restante será confeccionado nos próximos dias, além dos outros mapeamentos das áreas que apresentam essa dificuldade”, disse Tatyana.

Medcloud

Além do Plus Code, a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde, também lançou o 1º Programa de Saúde Digital Integrada do Brasil, em parceria com a Medcloud. Essa iniciativa visa ampliar a cobertura de atendimento médico através da telemedicina, proporcionando um acesso mais fácil e rápido aos serviços de saúde pública. O programa utiliza uma abordagem de política sandbox/living lab, unindo a tecnologia à saúde pública para reduzir o tempo de espera por atendimentos e diminuir os custos de deslocamento dos pacientes.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange