Iplan divulga resultados da 7ª Conferência Municipal da Cidade

12 horas atrás em 3 de julho de 2024 às 16:37, possui 14 visualizações até o momento

Propostas foram discutidas e delegados eleitos para Conferência Estadual

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) divulga resultados da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Ponta Grossa. O evento contou com mais de 200 pessoas nos dois dias. Além das propostas discutidas, foram definidos os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que a estrutura urbana é um espaço compartilhado por todos, por isso, é necessário construir um planejamento desse espaço que pense e discuta o que a cidade precisa. “Cumprimos um papel importante de repensar a cidade por meio do debate de ideias, buscando garantir o direito à moradia, mobilidade, transporte e serviços públicos de qualidade para todos”, disse Elizabeth.

De acordo com o diretor executivo do Iplan, Rafael Mansani, um dos pontos altos da conferência municipal foi a aprovação de propostas tanto para a transformação da realidade local, quanto as que serão encaminhadas à Conferência Estadual, com vistas à conferência nacional. Segundo ele, as propostas foram elaboradas nos fóruns de discussões em torno dos oito grupos temáticos estabelecidos no regimento da Conferência. As propostas foram debatidas, votadas e aprovadas em plenária. “Como resultado, chegamos a 29 propostas aprovadas no total, sendo quatro exclusivamente de aplicação a nível estadual, quatro propostas com aplicabilidade a nível estadual e municipal e 21 propostas com aplicabilidade a nível municipal”, conta Mansani.

As propostas aprovadas, que serão levadas a etapa estadual, possuem impacto nos diversos segmentos da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, sendo eles as Políticas de habitação, direito à cidade e regularização fundiária, políticas de saneamento básico, de mobilidade e acessibilidade, gestão interfederativa, cooperação e financiamento, controle social e gestão democrática, sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, segurança pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares. “Dessa forma, compreende-se que foi possível alcançar o objetivo geral do evento, que é fomentar o desenvolvimento integrado e sustentável de nossas cidades, promovendo acesso equitativo às oportunidades e elevando a qualidade de vida de todos os cidadãos”, disse Mansani.

No evento aconteceu a eleição das delegadas e delegados para representar Ponta Grossa na Conferência Estadual das cidades do Paraná. Mansani conta que foram indicados os delegados para os seguintes segmentos: ong’s; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; empresários e movimentos sociais e populares. “Já os representantes do Poder Legislativo são indicados formalmente mediante ofício expedido pela Casa Legislativa e os representantes do Poder Executivo são indicados pelos gestores. No total foram escolhidos 19 (dezenove) cadeiras da sociedade civil para representar a cidade na Conferência Estadual”, finaliza o diretor executivo do Iplan.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange