Programa ‘Samu Escola’ realiza simulação de acidente no Colégio Becker e Silva

1 dia atrás em 28 de junho de 2024 às 16:49, possui 29 visualizações até o momento

Realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, o programa Samu Escola atendeu os cerca de 470 alunos do Colégio Cívico-Militar Becker e Silva durante esta semana. As atividades de conscientização foram finalizadas nesta sexta-feira (28) com um simulado de acidente com vítimas, que demonstrou como funciona o atendimento de uma situação de atropelamento em uma das entradas do colégio, na rua Marquês do Paraná (bairro da Ronda). A ação contou com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito para a sinalização e bloqueio da via.

Rosângela Costa, coordenadora do ‘Samu Escola’, destacou a importância do projeto para que os conhecimentos sobre primeiros socorros e de como agir em situações de emergência cheguem ao maior número de pessoas. “É um trabalho desenvolvido de forma constante nas escolas municipais e que agora estamos ampliando para a rede estadual, iniciando aqui no Becker e Silva. Durante todas as atividades, procuramos mostrar o quanto atitudes corretas e o treinamento adequado podem salvar vidas não só na escola, mas no nosso dia-a-dia”, explica Rosângela.

Além do simulado, a manhã desta sexta também contou com uma palestra ministrada pela secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, além de orientações sobre segurança e comportamento no trânsito com equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil; além disso, os responsáveis pela iniciativa receberam um certificado de agradecimento do colégio pelas atividades realizadas.

Marizete do Rocio, diretora do Becker e Silva, destacou a importância da presença do projeto da Prefeitura de Ponta Grossa para os alunos e professores. “Além de preparar a comunidade escolar, temos uma preocupação muito grande com o deslocamento dos alunos a pé e o risco de atropelamentos, por isso é muito importante trazer este tipo de ação para conscientizá-los”, ressaltou.

O programa
Resultado de ações conjuntas da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação, além do apoio de profissionais do Samu, o programa Samu Escola tem objetivo de capacitar profissionais da educação para o atendimento de primeiros socorros, aumentando assim a velocidade no atendimento em eventuais ocorrências dentro das unidades escolares, tanto de estudantes quanto de funcionários.

Os profissionais são orientados a como agir em casos de engasgamentos, quedas, fraturas, sangramentos, entre outros, além de poderem apresentar suas dúvidas sobre como proceder em qualquer situação de emergência.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange