Ponta Grossa conquista recursos para a construção de mais dois CMEIs

2 semanas atrás em 11 de junho de 2024 às 12:49, possui 59 visualizações até o momento

Cada unidade poderá atender até 72 crianças.

Ponta Grossa foi uma das cidades paranaenses contempladas, nesta segunda-feira (10), para receber recursos para construção de dois Centros Municipais de Educação Infantil. O anúncio aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pelo Governo do Estado.

O recurso de pouco mais de R$ 2,6 milhões para Ponta Grossa será depositado diretamente no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, de responsabilidade da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social. A Prefeitura será responsável pela licitação das duas obras.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a notícia é excelente, pois amplia ainda mais a oferta de vagas para a Educação Infantil na cidade. “São mais crianças na escola, são mais pais tranquilos para poderem trabalhar e lutar pelo sustento da família, enquanto seus filhos estão em segurança e recebendo alimentação e uma educação infantil de qualidade”, disse Elizabeth.

O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, conta que as creches deverão ser construídas em terrenos com pelo menos 1,2 mil metros quadrados, que serão destinados pelas prefeituras. “O projeto arquitetônico será doado pelo Estado para as administrações municipais contratarem e executarem as obras”, falou Carboni.

De acordo com o Governo do Estado, o projeto padrão tem 456,86 metros quadrados e foi elaborado observando as normas sanitárias, escolares e de bem-estar infantil. Os espaços contarão com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. As creches terão capacidade para atender 36 crianças por período.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, que representou a prefeita Elizabeth Schmidt no evento, comenta que a estrutura prioriza crianças da Primeira Infância, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em especial àquelas cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda (Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada). “O objetivo é garantir a proteção e assegurar todos os direitos fundamentais deste público e permitir que alcancem todas as suas potencialidades”, disse Tatyana.

A Secretaria Municipal de Educação informa que o atendimento da Educação Infantil no período da creche está em plena expansão em Ponta Grossa e estes recursos serão utilizados para dar sequência a este crescimento, em regiões que apresentam a demanda.

Os locais que receberão os investimentos serão divulgados oportunamente pela Prefeitura.

Foto: AEN

Galeria de fotos: