PG investe na ampliação de atividades e serviços para pessoas com deficiência

2 semanas atrás em 11 de junho de 2024 às 14:44, possui 105 visualizações até o momento

Nos últimos anos, a Prefeitura de Ponta Grossa conquistou avanços importantes no atendimento para as pessoas com deficiência. São atividades nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte e assistência social que formam uma forte rede de inclusão para os ponta-grossenses e suas famílias. E um dos índices que comprovam este trabalho foi apresentado pela Secretaria de Esportes nesta semana: mais de 600 pessoas foram atendidas pelos programas de paradesporto do Município entre janeiro e maio deste ano.

Além de tornar o Ginásio Jamal Farjallah Bazzi um polo paradesportivo na região dos Campos Gerais, com diversas modalidades ofertadas, a Prefeitura realizou parcerias com entidades assistenciais e aproximou ainda mais o esporte e a inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência. Somando todas as atividades esportivas, são 20 modalidades ofertadas de forma gratuita em 10 espaços diferentes: além do Jamal, os professores da Prefeitura estão presentes na Arena Multiuso, com a paranatação, no Campus Uvaranas da UEPG, com o paratletismo, e em sete escolas e sedes de entidades.

O trabalho de expansão das atividades do paradesporto em Ponta Grossa conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Instituto Daniel Dias, atleta multicampeão paralímpico na natação e que escolheu a cidade para abrir mais turmas de seu projeto social. “É uma alegria muito grande ver o resultado dessa união de esforços e do quanto o compromisso com a inclusão é levado a sério pelas mais diversas áreas da nossa gestão”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt, que na última semana esteve presente no Encontro Regional Esportivo das APAEs – sediado em Ponta Grossa

No âmbito do paradesporto de rendimento, Ponta Grossa teve uma campanha histórica nos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajap’s), realizados em Londrina: a delegação ponta-grossense disputou sete modalidades (goalball, futsal de surdos, bocha, tênis de mesa, paraciclismo, paranatação e golf7), conquistando seis ouros, duas pratas e dois bronzes, além de dois troféus de vice-campeão nas modalidades de paraciclismo e futsal de surdos.

Educação e Lazer

Juntamente com as turmas de iniciação e do paradesporto de rendimento, a Prefeitura também diversas atividades culturais e de lazer voltadas às pessoas com deficiências: é o caso do balé, implantado neste ano através do projeto ‘Dança Sem Limites’. As turmas reúnem alunos de diversas idades com atividades adaptadas inclusive para as crianças e adultos com o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, eventos como o ‘Baladown’ e a Festa Junina Inclusiva promovem, além da integração entre as centenas de alunos dos projetos realizados pela Prefeitura, apresentações culturais dos próprios alunos.

Além do Jamal e demais praças esportivas, uma equipe multidisciplinar atua para atender o público com deficiência no CIAC Superação. São profissionais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social que realizam diversas atividades, reunindo e potencializando as políticas públicas voltadas para as crianças com deficiência; além disso, o atendimento especializado visa melhorar ainda mais a aprendizagem dos alunos da rede pública municipal.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange