Programa de Aquisição de Alimentos valoriza pequenos produtores em Ponta Grossa

1 mês atrás em 17 de maio de 2024 às 16:39, possui 91 visualizações até o momento

92 produtores vão fornecer alimentos de qualidade para programas sociais.

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou a assinatura do Programa de Aquisição de Alimentos. Neste ano foram 92 produtores rurais cadastrados no programa. Eles vão proporcionar a compra de produtos para o programa Feira Verde, Programa Nacional de Alimentação Escolar, aquisição de produtos para as refeições das crianças nas Escolas Municipais e o Compra Direta, que serve para a aquisição de alimentos para programas sociais da Prefeitura.

Através do Programa de Aquisição de Alimentos, a Prefeitura investe na compra de produtos da agricultura familiar local, como hortaliças, frutas e legumes. As compras dos alimentos são realizadas através de chamadas públicas para credenciamento de interessados em serem fornecedores do Município, que disponibiliza produtos saudáveis e de qualidade para os programas sociais.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o programa dá acesso ao pequeno produtor para mostrar o trabalho realizado, além de garantir comida de qualidade na mesa dos ponta-grossenses. “Através do programa de Aquisição de Alimentos, podemos incentivar os produtores a continuar produzindo. Para aqueles que têm acesso a esses produtos, há a possibilidade de uma alimentação saudável, com produtos de qualidade, garantindo a segurança alimentar das famílias”, ressalta a prefeita.

“São produtos saudáveis e de ótima qualidade, oriundos de pequenas propriedades rurais do município. Esses itens são a fonte dos alimentos usados na merenda escolar e em vários programas sociais”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Izaltino Cordeiro.

Em 2024, a Prefeitura firmou contrato com 92 famílias de pequenos agricultores para o fornecimento de mais de 390 mil quilos de produtos só para o programa Feira Verde. Ao todo foram investidos quase R$ 1,8 milhão. Podem participar dos programas de compra direta todos os agricultores familiares residentes em Ponta Grossa e com área de cultivo no município. No entanto, é preciso que o produtor tenha o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou esteja inscrito no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF/MDA). Uma vez cadastrado, o produtor pode apresentar projetos de venda à Prefeitura, com limite de R$ 20 mil por unidade produtiva.

Galeria de fotos:

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange