Cultura realiza campanha para arrecadar instrumentos

A Secretaria Municipal de Cultura está lançando uma campanha de arrecadação de instrumentos usados. O intuito é direcionar os instrumentos doados para a clientela dos Pólos de Descentralização Cultural, que estão sendo implantados pela secretaria nos bairros de Ponta Grossa. “Através desses pólos culturais, pretendemos levar atividades de teatro, música e dança aos moradores dos bairros”, explica Cirillo Barbsian, diretor de Ação Cultural e eventos da secretaria. Serão aceitos para doação todos os tipos de instrumentos, inclusive aqueles que necessitam de reparos. “Muitas vezes o instrumento não é utilizado por ninguém da família e está encostado em casa, quando poderia estar sendo usado por alguém que não tem condições para comprar um”, considera Cirillo. É justamente esses casos que a campanha pretende atingir. No caso de instrumentos que necessitem ser enviados para conserto, a própria secretaria ficará responsável por providenciar o reparo.O projeto dos Pólos de Descentralização Cultural tem o objetivo de levar arte e cultura para aquelas pessoas que moram longe do Centro da cidade, o que dificulta sua apreciação e participação neste tipo de atividade. O primeiro bairro a ser contemplado com o projeto é o Santa Mônica. Além de apresentações teatrais, o bairro já conta com aulas de música, através da parceria com voluntários. A meta é implantar os pólos em diversos bairros ainda esse ano.As doações dos instrumentos podem ser feitas na própria Secretaria Municipal de Cultura (Mansão Vila Hilda). Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3901 1611.PROJETOCirillo também destaca a boa repercussão do projeto “O bairro vai ao Ópera”, lançado durante a 20ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. Através desse projeto, moradores do Santa Mônica e de outros bairros da cidade tiveram a oportunidade de conhecer o Cine-Teatro Ópera e de assistir a espetáculos da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, do grupo folclórico Mandicuera, de Paranaguá, de academias de dança da cidade e do grupo Flamenco, de Telêmaco Borba. “A receptividade foi excelente”, comemora o diretor.