Professores recebem curso para lecionar teoria musical

As Secretarias Municipais de Educação e de Cultura estão ofertando um curso para professores interessados em aprender e ensinar música aos alunos das escolas municipais. Para isso foi distribuído um questionário em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e, entre os respondidos, foram selecionados 20 professores que já possuem algum conhecimento na área ou demonstraram grande interesse pela formação musical. Desse total, 13 professores já estão freqüentando as aulas.Em reunião preliminar, a secretária Zélia Marochi lembrou que os professores foram convidados a participar do curso, que resultará em acréscimo ao currículo profissional de cada um. De acordo com Zélia, a parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura vai valorizar os talentos incipientes entre os docentes, permitindo até mesmo a formação de grupos corais, nas escolas da Rede Municipal.Os responsáveis de administrar as aulas, Rosane Jorge, da Secretaria Municipal de Cultura, e Ivo Mariano Rosa, da Secretaria de Educação, informaram que os professores estão recebendo noções de teoria musical e partituras. As aulas acontecem no período noturno, duas vezes por semana, no Conservatório Musical.Embora a afinidade com a música e a experiência no magistério sejam em alguns casos suficientes para administrar aos alunos as primeiras noções de música, a secretária Zélia Marochi aponta que esse curso vai proporcionar aos interessados a fundamentação teórica necessária para orientar os alunos na musicalização, “abrindo um leque de possibilidades de inovações”.