Procuradora do MP do Trabalho apóia ação da Prefeitura com catadores

O Programa de Coleta Seletiva de Lixo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, foi apresentado nesta terça-feira (23) para a procuradora do Ministério Público do Trabalho, de Curitiba, Margareth Mattos. Ela esteve em Ponta Grossa para conhecer o desenvolvimento do programa e acompanhou uma reunião de implantação de três novas associações de catadores de lixo reciclável na cidade. Na seqüência, a procuradora foi recebida pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, acompanhada pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi. “Percebi que há um interesse por parte do município na inclusão social dos catadores, por isso estamos propondo uma parceria para o desenvolvimento do projeto já existente”, ressaltou a procuradora. Ela é coordenadora de um fórum social que discute a inclusão social de catadores de material reciclável e as variáveis ligadas ao tema, como aterro sanitário e novas tecnologias para tratamento de resíduos. Durante a visita a Ponta Grossa, Margareth ainda esteve na Acamar (associação de catadores instalada na Vila Ana Rita) e no aterro sanitário. De acordo com Bianchessi, a proposta da atual gestão sempre foi desenvolver um programa para coleta seletiva de lixo prevendo a inclusão social dos catadores, “que é o que já vem acontecendo”. Estimativa da própria Secretaria de Agricultura aponta que Ponta Grossa tem hoje cerca de mil catadores, o que justifica a realização do programa, que prevê a organização dessas pessoas em entidades associativas. “Nosso objetivo é apoiar os catadores para a solidificação dessas associações, visando principalmente a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, explicou o secretário.A formação das três novas associações de catadores, que atuarão nas regiões de Oficinas, Uvaranas e Nova Rússia, está sendo viabilizada pela Prefeitura através do programa desenvolvido pela secretaria. Além do barracão e dos equipamentos necessários – prensas e carrinhos – a secretaria disponibilizará técnicos para o assessoramento organizacional e gerencial das entidades, como já acontece na Acamar.Também participaram da reunião a presidente do SOS, Maria Isabel Ramos Wosgrau e o secretário municipal de Assistência Social, Edílson Baggio, que já desenvolvem um trabalho de parceria com o programa, juntamente com a Secretaria de Educação do município.COOPERAÇÃO“Ao perceber as dificuldades, podemos dar maior apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade”, comentou a procuradora, após a realização das visitas. Para ela, o princípio básico do trabalho de catadores através da organização em associações é a cooperação, atrelada à criação de uma rede. “Somente desta forma a iniciativa ganhará formas de sustentabilidade”, afirmou. A partir desta concepção, a procuradora reuniu-se no final da tarde com representantes da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, para discutir a possibilidade de desenvolver projetos para a formação de catadores.