PG firma parceria com Jiaxing

O prefeito Pedro Wosgrau Filho recebeu nesta sexta-feira representantes da cidade chinesa de Jiaxing, em seu gabinete. Os chineses estavam acompanhados do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paulo Godoy, do vice Ítalo Sérgio Grande e do pró-reitor Carlos Luciano Santana Vargas. O chefe da comitiva chinesa, que ainda está em visita à região – esteve ontem ainda na UEPG, na Kaiser e em Vila Velha – é Kunming Huang, presidente do Comitê do Congresso Municipal do Povo de Jiaxing – o correspondente, na estrutura administrativa chinesa, ao posto de prefeito. Também integram a comitiva Cheng Guo, diretor de Assuntos Estrangeiros do governo municipal de Jiaxing; Yunda Wu, diretor do Comitê Administrativo da Zona de Desenvolvimento Econômico de Jiaxing; Wenping Shen, vice-diretor do Escritório Municipal de Comércio Exterior e Cooperação Econômica e ainda Min Yuan, diretor geral da Zhejiang Mobile Communications Co.Participaram da recepção, no gabinete do prefeito Wosgrau Filho, os secretários municipais de Indústria e Comércio, Liliana Ribas Tavarnaro; Planejamento, José Ribamar Krüger; Educação, Zélia Lopes Marochi, Gabinete, David Pilatti Montes; Governo, José Ruiter Cordeiro; Agricultura, Laertes Bianchessi e Cultura, Elizabeth Schmidt, além dos presidentes da Companhia Pontagrossense de Serviços e da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa. Também participaram da recepção o coordenador regional da Federação das Indústrias, Jarbas Góes; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa, Douglas Taques Fonseca; o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Luiz Eduardo Pilatti Rosas, entre outros empresários.O prefeito expressou a satisfação do povo princesino em estabelecer relações com a comunidade de Jiaxing. Wosgrau Filho disse também esperar que a parceria traga “bons resultados para Ponta Grossa e Jiaxing”.O presidente do Comitê do Congresso Municipal do Povo de Jiaxing, Kunming Huang, por seu turno, agradeceu a recepção e falou da grande alegria da comitiva chinesa em ser recebida pelo prefeito e por tão altas autoridades do município.De acordo com Wenping Shen, vice-diretor do Escritório Municipal de Comércio Exterior e Cooperação Econômica, que atuou também como tradutor do mandarim para o inglês, que na cidade de Jiaxing a renda per capita alcança os US$ 4 000 e que só no comércio exterior, aquela cidade movimentou, em 2005, US$ 10 bilhões, sendo US$ 7 bilhões em exportações e os restantes US$ 3 bilhões em importações. A cidade também está inserida numa das mais importantes zonas econômicas da China – a província de Zhejiang, onde ela se encontra, é província-irmã do Paraná desde 1986 – e conta com indústrias de base, como siderúrgicas e duas usinas de energia, uma delas atômica e também um grande parque fabril, em que se destacam indústrias de base têxtil e de confecções. Em Jiaxing também, segundo Shen, localiza-se o maior fabricantes de roupas de couro da China, além de várias indústrias de produção de seda, tanto pelo modo tradicional quanto utilizando novas tecnologias.Os representantes chineses elogiaram a disposição de Ponta Grossa em formalizar parceria com sua região e apontou a existência de uma plataforma para estabelecer relações comerciais.