22º JEM: Gincana do Alimento acontece nesta sexta-feira

Aberta para todas as escolas inscritas, a Gincana do Alimento é um evento tradicional em 22 anos de existência dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), e será desenvolvida na tarde desta sexta-feira (19), no pátio dos fundos do Ginásio de Esportes Oscar Pereira. Promovida em conjunto pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) e o Serviço de Obras Sociais (SOS).O secretário Carlos Roberto Ferreira destaca a importância da gincana, realizada tradicionalmente no dia que antecede a abertura da competição e assegura ao SOS a arrecadação de toneladas de alimentos não perecíveis, que posteriormente são destinados a famílias carentes. “Não é uma atividade à parte dos JEM. Ao contrário, está perfeitamente integrada ao espírito de congraçamento que norteia este evento desde a sua primeira edição, em 1985. É claro que nós esperamos a maior arrecadação possível, mas a participação é igualmente importante, seja de uma tonelada ou alguns quilos”, destaca o secretário, que tem acompanhado pessoalmente toda a preparação dos 22º JEM, que começam amanhã à tarde, com o desfile das delegações, também no Ginásio Oscar Pereira.Para orientação das escolas participantes, o regulamento da Gincana do Alimento prevê a pesagem das doações somente das 14 às 18 horas, sendo aceitos apenas gêneros não perecíveis – arroz, fubá, quirera, farinha de milho, macarrão, feijão, trigo, açúcar e café. Para efeito de pontuação, uma lata de azeite é equivalente a 2 quilogramas, assim como um pacote com 400 gramas de leite em pó corresponde a 4 quilogramas. Não serão computados pontos para a entrega de sal.AberturaO cerimonial de abertura dos 22º JEM acontecerá neste sábado (20), às 15 horas, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, com o desfile das delegações de oitenta e oito estabelecimentos de ensino de primeiro e segundo graus de Ponta Grossa, que até o dia 28 estarão disputando troféus e medalhas em vinte e quatro modalidades e cinco grupamentos, tanto no masculino como no feminino. Após o desfile e o cerimonial olímpico, será realizada uma apresentação da Academia X Treme de Artes Marciais e show de mágica.Ainda no sábado, serão disputadas as primeiras partidas do basquetebol no grupo 5, nos ginásios Oscar Pereira e Borell du Vernay, e de voleibol, no Ginásio do Colégio Marista Pio XII.