MOVIMENTA PONTA GROSSA - Atletas se destacam em Foz do Iguaçu

A equipe formada por 10 componentes do projeto “Movimenta Ponta Grossa”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, participou da Meia Maratona de Foz do Iguaçu e conquistou excelentes colocações. Um dos destaques entre os mais de 1000 competidores foi Maria Aparecida Chaves Vaz que ficou em 2º lugar em sua categoria e em 11º lugar geral concorrendo com atletas profissionais do Brasil como Maria Zeferina Baldaia.
Além dela, os atletas Marcos Bueno Freitas e Valdenir de Lima conquistaram a 5ª colocação em suas categorias, Reinaldo de Góes chegou em 3º lugar na competição por categoria e Graciane Malaquias conquistou o 9º lugar em sua categoria. De acordo com a coordenadora do projeto, Sarana Salomão, todos os participantes estão melhorando a cada prova. “Este foi um percurso longo, de 21 km, e mesmo assim todos os nossos atletas completaram a prova e alguns com excelentes resultados”, afirma Sarana. A coordenadora, que também é a treinadora da equipe, lembra que neste domingo (23) os atletas do Movimenta já emendam a 2ª Etapa de Corridas do 13º BIB Brigadeiro Sampaio. “Dessa vez vamos com 40 atletas do projeto e a expectativa não poderia ser melhor”, garante a treinadora. Segundo Sarana, nessa prova os homens vão correr 10km e as mulheres 5km.
Sarana acrescenta que a finalidade do projeto é de fazer com que as pessoas se exercitem e que a participação em provas de corrida e caminhada é um estímulo a mais. “Ao perceber os avanços nas provas, os participantes se sentem mais animados a continuar os treinos”, revela. Além disso, a coordenadora informa que os melhores resultados da prática de atividades físicas acontecem no inverno, justamente quando as pessoas para de se exercitar. Sarana ressalta que as caminhadas são ideais para a manutenção da qualidade de vida e que o projeto orienta os participantes nesse sentido. “Orientamos principalmente com relação à freqüência. As pessoas devem fazer atividades físicas sempre”, completa.

MOVIMENTA PONTA GROSSA

Desde agosto de 2009, o projeto “Movimenta Ponta Grossa” reúne pessoas duas vezes por semana para caminhadas e corridas no Parque Ambiental Manoel Ribas. Durante todo o percurso, os alunos são acompanhados pela professora de Educação Física e coordenadora do projeto, Sarana Salomão, que dá todas as instruções e orientações sem nenhum custo para os participantes. Nos outros dias da semana, os atletas continuam com as atividades seguindo as orientações feitas pela professora.