22º JEM: Futsal se mantém como modalidade com maior número de participantes

Com 88 escolas e 7.923 atletas inscritos nas vinte e quatro modalidades e cinco grupamentos, será aberta neste sábado (20) mais uma edição dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), que vêm sendo realizados ininterruptamente desde 1985 pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Ao longo detes 22 anos, os JEM se impuseram como o principal evento poliesportivo do desporto pontagrossense, congregando estudantes de todas as séries do ensino de ensino de primeiro e segundo graus.Para se ter uma idéia da grandiosidade da competição, ao longo de nove dias serão realizados torneios em 24 modalidades, no masculino e feminino, com disputas em 21 locais e com a participação de mais de duzentos árbitros. Como sempre, nos esportes coletivos, o futsal tem o maior número de equipes inscritas, 155, com 169 partidas programadas nos cinco grupamentos. Nas modalidades individuais, o atletismo estará reunindo 90 equipes, também com disputas nos cinco grupos.O secretário Carlos Roberto Ferreira explica que neste período toda a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) está envolvida na realização da competição, contando com a participação das secretarias de Cultura e de Educação, responsáveis pela coordenação dos concursos de desenho, teatro, poesia e música, além da maratona intelectual. “Desde a primeira edição, os JEM têm esta integração entre o esporte e as atividades culturais e educacionais, reunindo, efetivamente, toda a comunidade estudantil pontagrossense”, destaca Ferreira.As modalidades que serão desenvolvidas ao longo dos 22º JEM, com o número de equipes participantes e de partidas programadas, são estas: atletismo (90 equipes); basquetebol (31 equipes e 71 partidas); ciclismo (7 equipes); futsal (155 equipes e 169 partidas); futebol (16 equipes e 17 jogos); ginástica rítmica (14 equipes); handebol (29 equipes e 48 partidas); judô (47 equipes); maratona intelectual (26 equipes); mini-basquete (22 equipes e 37 partidas); mini-handebol (18 equipes e 37 partidas); mini-futsal (9 equipes e 15 partidas); mini-vôlei (23 equipes e 40 partidas); natação (44 equipes); queimada (84 equipes e 88 partidas); tênis de mesa (38 equipes); voleibol (34 equipes e 59 partidas); vôlei de praia (42 equipes, 66 duplas e 111 partidas); e xadrez (58 equipes).Boletim 1O boletim número 1, com a programação completa dos 22º JEM, está à disposição dos representantes de escolas na Comissão Central Organizadora (CCO), instalada no Ginásio de Esportes Oscar Pereira. A escala de jogos também pode ser conferida na Internet, através do site www.pontagrossa.pr.gov.br/jem2006.Nesta sexta-feira (19), acontecerá a tradicional Gincana do Alimento, com as doações devendo ser entregues das 14 às 18 horas, nos fundos do Ginásio de Esportes Oscar Pereira, com toda a arrecadação sendo destinada pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) a famílias carentes.Para os atletas dos grupos 3, 4 e 5 existe a necessidade da apresentação da Carteira de Identidade, de Trabalho ou Passaporte, antes da realização de provas ou partidas. No caso de fotocópia, somente será aceita com a rubrica do Tribunal de Justiça Desportiva.Locais de jogosAinda neste sábado (20), logo após o desfile de abertura dos 22º JEM, serão realizadas as primeiras disputas, com os jogos de basquetebol acontecendo nos ginásios Oscar Pereira e Borell du Vernay, enquanto o voleibol tem confrontos programados para o Ginásio do Colégio Marista Pio XII.No domingo, acontecerão as provas do atletismo grupo 4 na pista do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), em Uvaranas. O basquetebol tem rodada nos ginásios do Colégio Sepam e Borell du Vernay. O ciclismo será realizado na Avenida dos Vereadores, próximo ao Super Muffato. No campo do América, em Nova Rússia, acontecerão os jogos do futebol. O futsal será desenvolvido nos ginásios Zukão, Oscar Pereira e Portela. Os jogos do mini-handebol acontecerão nas quadras externas do Colégio Marista Pio XII. No voleibol, estão previstos jogos no Ginásio do Colégio Marista Pio XII. E o vôlei de praia tem a sua primeira rodada nas quadras do Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas).A maratona intelectual será desenvolvida no Colégio Sant’Ana. E o ensaio da interpretação musical do grupo 5 está marcado para as 14 horas, no Clube Princesa dos Campos (Verde). Ainda no domingo, acontecerá a reunião técnica do xadrez, às 16 horas, no Ginásio Oscar Pereira.