Prefeitura auxilia pequeno pecuarista em vacinação

Para colaborar no esforço do Paraná para imunizar o gado bovino contra a febre aftosa, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, através do Departamento de Assistência à Agricultura e Pecuária, está promovendo a vacinação de reses pertencentes a pequenos produtores, especialmente os que têm propriedades no entorno do quadro urbano. Segundo o secretário Laertes Bianchessi, titular da Agricultura e Meio Ambiente, a meta é vacinar as cerca de 150 cabeças de gado pertencentes a meia centena de pequenos produtores espalhados pelas colônias Tavares Bastos e Santa Tereza e as vilas Pitangui, San Martin, Shangri-lá, Rio Verde e 31 de Março. O trabalho, aponta o secretário, está sendo feito em parceria com o Sindicato Rural, que forneceu as pistolas de aplicação e garante a compra dos lotes de vacina, e tem prazo para terminar, esta sexta-feira, dia 19.Pequenos produtores, com quatro a cinco cabeças de gado, podem solicitar a vacinação de seus animais, por parte do Departamento de Assistência à Agricultura e Pecuária. Em toda a cidade, existem entre bovinos e bubalinos, cerca de 45 000 cabeças, espalhadas em 850 propriedades destinadas à pecuária. Todos esses animais, segundo Laertes, precisam ser vacinados duas vezes por ano, em novembro e maio. Na etapa anterior, em novembro passado, com o apoio dos municípios, foram vacinadas 99% das reses paranaenses. “Mas a idéia, e a nossa intenção, é buscar sempre 100%”.Nesta sexta-feira, a vacinação acontecerá no ‘acampamento’ Emiliano Zapata, do Movimento dos Sem-Terra, na região do Botuquara, às Essa etapa é fundamental, diz o secretário Laertes, porque as cabeças de gado ali encontradas são consideradas como de alto risco, em função das dificuldades naturais de manejo e controle, diante da precariedade das instalações.