Artes Plásticas e música na Semana da Cultura

Nesta terça-feira (16), a 20ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei abrirá espaço para a música e as artes plásticas. Das 8 às 18 horas, no Calçadão da rua XV, nas proximidades do Cine-Teatro Ópera, o artista plástico Plácido Fagundes estará desenvolvendo o projeto ‘Atelier de Campo’. O resultado será a realização de obras de arte retratando a paisagem daquela região da cidade, “com uma leitura impressionista”, como define o próprio artista.Plácido revela que a paisagem da rua XV – importante área comercial de Ponta Grossa – ganhará um novo olhar, com ângulos bem diferentes do tradicional. O projeto ‘Atelier de Campo’ é desenvolvido pelo artista há oito anos. Nesse tempo, Plácido já viajou por muitos lugares, deixando um registro único através de sua arte impressionista. Seu último trabalho, através do ‘atelier’ foi na capital do Estado, na semana passada, onde as ruas históricas do Largo da Ordem e outros prédios centenários do centro de Curitiba foram sua inspiração.Ainda nesta terça-feira, duas atividades movimentam o Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves. Tem continuidade, no período da manhã, a Oficina de Técnica Vocal, direcionada aos estudantes que participarão do concurso de Interpretação Musical dos Jogos Estudantis Municipais. Às 20h30, no Centro de Cultura, será realizado um Concerto em Homenagem às Mães, com a participação dos alunos, do coral adulto e do coral infanto-juvenil do Conservatório.MOSTRA PREMIADADurante a abertura da Semana da Cultura, na última sexta-feira, na Estação Arte, foram entregues os prêmios aos artistas vencedores da 1ª Mostra Premiada dos Campos Gerais. A tela de Felipe Martins, com técnica em carvão, ficou com o primeiro lugar na escolha do júri popular; a artista plástica Cristina Sá, com um trabalho de técnica mista sobre tela, foi a primeira colocada na votação do júri profissional; e a escultura mista, do artista Edinaldo de Paula, foi escolhida como o melhor trabalho em sua categoria. Cada um dos vencedores recebeu um prêmio de R$ 1 mil, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura.Ao todo, foram inscritos 48 trabalhos. Para o coordenador da mostra, Alberto Portugal, a avaliação é positiva. “É um dos maiores eventos realizados na área das artes plásticas em Ponta Grossa”, afirma. A mostra pode ser visitada na Estação Arte até o dia 11 de junho.PROGRAMAÇÃO20ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei 16/05 – terça-feira9h – Conservatório Maestro Paulino Martins AlvesOficina de Técnica VocalDas 8 às 18h – Calçadão da Rua XV“Atelier de Campo” (com Plácido Fagundes)20h30 – Centro de CulturaConcerto dos alunos do Conservatório20h30 – Cine-Teatro Óperapeça “Adivinhe quem vem para Rezar” (com Paulo Autran)