Prefeitura entrega calcário e consolida ação de apoio a pequenos produtores

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, acompanhou nesta quarta-feira (10) a entrega de calcário a pequenos produtores das localidades de Sete Saltos de Cima, Carazinho e Serrinha, em Itaiacoca. A entrega faz parte da distribuição de 3.750 toneladas de calcário dolomítico, a um total de 320 famílias de pequenos produtores rurais, instalados em 38 comunidades rurais, autorizada pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho em fevereiro desse ano. Ao todo o município está investindo mais de R$ 87 mil em aquisição e distribuição gratuita do calcário. Segundo o secretário, a iniciativa integra a política do governo municipal de auxílio ao pequeno produtor rural. “Fazem parte dessa política ações que visam amenizar a situação difícil que hoje vive o pequeno produtor”, enfatiza. Estão previstas para os próximos meses a distribuição de sementes de milho, de mudas de pinus e de eucalipto. Também está sendo desenvolvido o Programa de Fruticultura Caseira, que prevê a distribuição de mudas de árvores frutíferas para revitalizar o pomar de pequenos agricultores. “Estamos nos empenhando para ajudar a desenvolver a agricultura familiar”, completa.O secretário destaca a importância de ações de apoio ao pequeno produtor, num momento em que o setor da agricultura enfrenta uma crise nacional, com queda na rentabilidade entre outros problemas. “Esse apoio é muito importante, pois ameniza a situação dos produtores”, afirma Bianchessi. Ele considera ainda que o calcário é um insumo importante mas está, muitas vezes, além das posses dos pequenos produtores. “Com esse programa de distribuição de calcário, a Secretaria de Agricultura se coloca como um parceiro de todos os produtores rurais”, ressalta.