Grupo Mandicuera trará cultura paranaense para PG

O grupo Mandicuera, de Paranaguá, será uma das atrações da 20ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, que acontece de 12 a 21 de maio. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a Semana tem como foco a arte do Paraná. O fandango paranaense e as brincadeiras do Boi-de-Mamão fazem parte do espetáculo que já foi apresentado pelo grupo em todo o Brasil. “O Paraná tem uma diversidade cultural muito grande e a idéia é começar a trazer a cultura do Estado para cá”, enfatiza Cirillo Barbisan, diretor de Ação Cultural da Secretaria de Cultura. Com apresentações em palcos e na rua, o Mandicuera visa difundir sua arte também no Paraná. “O fandango tem uma história de quase 400 anos, mas ainda é pouco conhecido, inclusive em nosso estado”, afirma Eloir Paulo Ribeiro de Jesus, presidente da Associação de Cultura Popular Mandicuera e integrante do grupo. Ele comenta sobre a musicalidade dessa dança, originária da miscigenação de raças dos povos que formaram o Paraná, entre eles o negro, o índio e o europeu. Através do humor típico dos caiçaras e num ambiente informal, o espetáculo mostra as cores e os ritmos de quem foi criado perto do mar. Permeado pela fé, pelas brincadeiras e divertimento, proporcionados pelo baile de fandango, o público tem a oportunidade de vivenciar estes aspectos que são tão preciosos para a vida do caiçara. Durante o espetáculo, estes artistas populares mesclam teatro, dança e música. SEMANAA participação do grupo Mandicuera na Semana da Cultura acontece neste sábado (13), através do Festival de Arte Popular do Litoral do Paraná. A partir das 10h30, o grupo realizará apresentações nos terminais de Transporte Coletivo, dentro dos ônibus e nas proximidades do Memorial do Ponto Azul, no centro da cidade. “Estando próximos do povo conseguimos divulgar de forma mais efetiva a cultura paranaense”, considera Eloir. Às 20h30, no Cine-Teatro Ópera, o grupo será a atração da primeira edição do projeto “O Bairro vai ao Ópera”. Segundo Cirillo Barbisan, esse projeto está sendo desenvolvido através do Pólo de Descentralização Cultural da secretaria. “A proposta é trazer as pessoas que moram nos bairros, que muitas vezes não têm acesso ao teatro, para conhecer e Ópera e assistir a espetáculos artísticos”, explica. O projeto conta com a parceria de associações de moradores, escolas e grupos de terceira idade, entre outras.A Semana da Cultura Bruno e Maria Enei será realizada de 12 a 21 de maio. Com uma proposta diversificada, a programação contará com atividades nas áreas de teatro, dança, folclore, literatura e música. HISTÓRIA DO GRUPO MANDICUERAAssim como da mandioca são extraídos vários pratos, de diferentes sabores, o Grupo Mandicuera quer mostrar à sua gente como a cultura caiçara é rica e diversificada. Criado em 2003, o grupo teve sua formação inicial no projeto Sonora Brasil, que excursionou o Brasil através do Sesc nacional. Durante este período foi criado o espetáculo Rufo de Adufo, que traz recortes da Folia do Divino, das brincadeiras do Boi-de-Mamão e também do Fandango Paranaense. Após a turnê proporcionada pelo Sesc, o grupo insere jovens aprendizes dessa cultura no trabalho que já vinha desenvolvendo. Com isso, o espetáculo ganha mais força em aspectos cênicos e de interação com o público. Estes mesmos jovens, integrantes também de outros grupos de fandango de Paranaguá, vêm trabalhando através de parcerias com o poder público em projetos de divulgação do fandango e da cultura popular caiçara, nas escolas da rede municipal e na comunidade da Ilha dos Valadares. Deste último, resultou o grupo Mandicuera Curumim, formado por crianças entre cinco e doze anos de idade. O Grupo Mandicuera, preocupado em mostrar e manter as belezas da cultura caiçara, já se apresentou em diversos eventospor todo o país. Estes e outros trabalhos culminaram na criação da Associação de Cultura Popular Mandicuera que ampliou o leque de atuação do grupo e tem aproximado outras entidades e organizações do litoral em torno da cultura caiçara – em seu sentido mais abrangente, unindo arte, geração de renda e meio ambiente.