Atleta da Lei de Incentivo ao Esporte, Robertinho vai disputar a Maratona de São Paulo

Considerado o legítimo sucessor de Gentil Custódio de Melo e Osvaldo de Jesus Ferreira no pedestrianismo pontagrossaense, Roberto Rodrigues Oliveira, o Robertinho, está se preparando para disputar a Maratona de São Paulo, que acontecerá no dia 4 de junho, num percurso de 42.195 metros, pelas ruas da maior cidade da América do Sul. Esta será a terceira participação do pontagrossense na prova, mas o próprio atleta encara como uma estréia na maratona, até porque das vezes anteriores entrou na prova como “coelho”, percorrendo apenas os primeiros 10 quilômetros. “Desta vez, eu quero chegar ao final e em condições de brigar por uma posição de destaque”, afirma o corredor, que conta com o patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Fila e do Café Lontrinha.Aos 28 anos, Robertinho acredita que está em condições de encarar o desafio de uma maratona. Para tanto, realizou durante três semanas treinamentos com o seu técnico, Moacir Marconi, e atletas quenianos, na cidade de Nova Santa Bárbara, no Norte do Estado, e diariamente percorre entre 28 e 33 quilômetros pelas ruas de Ponta Grossa, para assegurar um ritmo ideal para a maratona.Neste planejamento, Robertinho disputou provas em Ibiporã, no dia 1º deste mês, conseguindo o quinto lugar num percurso de 9.800 metros, em 28 minutos e 50 segundos. E vencendo a Corrida de Itapoá, em Santa Catarina, quando completou os 12.600 metros em 36 minutos e 48 segundos.A próxima competição do pontagrossense será a Prova da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, no final de semana, que Robertinho já venceu em duas oportunidades. E a Prova FM Tribuna, no dia 28, em Santos, no litoral paulista, considerada a mais rápida do Brasil em percurso de 10 quilômetros, com a melhor colocação do pontagrossense sendo o 9º lugar em 2004.Em setembro, Robertinho estará competindo por Ponta Grossa nos Jogos Abertos do Paraná, em Maringá, quando defenderá o título nos 5 mil metros e vai tentar a medalha de ouro também nos 10 mil metros, prova que terminou em segundo no ano passado, em Francisco Beltrão.