Atenção na escola pode mudar o destino de alunos, diz secretária

Durante reunião com pedagogas da rede municipal de ensino, no programa de educação continuada, a secretária Zélia Marochi fez uma análise da meta da Secretaria, que é a valorização do aluno. Segundo a secretária de Educação, a variação de procedimentos metodológicos deve ser uma constante do pedagogo – “que possui olhar científico, técnico e humano no seu trabalho diário”.De acordo com Zélia, os pedagogos ainda têm, graças a seu preparo técnico, condições para identificar os pontos frágeis no aprendizado das crianças, propor alternativas e estratégias para ultrapassar essas dificuldades de aprendizagem, e ainda “investindo no aluno como cidadão, e o provocando a alcançar patamares mais elevados”.Zélia disse acreditar que dessa maneira é possível “mudar destinos pré-definidos e traçar outras rotas, apenas tendo um olhar um pouco mais demorado num ou noutro aluno”. Para ela profissionais bem formados, “como são os que fazem parte da Rede Municipal de Ensino”, têm todas as condições para promover essas mudanças.Zélia anotou ainda que o governo Wosgrau Filho, através da Secretaria Municipal de Educação, pretende investir maciçamente na formação continuada dos profissionais dessa área. Para isso, a secretária solicitou sugestões de nomes para apresentar palestras e dirigir oficinas, ampliando as oportunidades de crescimento a todos os colaboradores do sistema educacional. “O profissional que continua investindo em seu currículo após sair de uma Universidade, chegará mais perto de dar conta da complexidade do real” garante Zélia.