Qualificação Profissional - Prefeitura promove formatura de novas turmas

A Prefeitura, através da Secretaria de Qualificação Profissional, promove nesta terça-feira (25), no Cine-Teatro Ópera, a entrega de certificados a 80 alunos dos cursos de Operador de Máquinas para Costura e Como Gerenciar com Sucesso meu Empreendimento. Os cursos foram desenvolvidos através do Programa Municipal de Qualificação Profissional, por meio da parceria com a Fundação Cultural e Educacional Cescage – Fundaces – e o Sebrae. O principal objetivo do programa é a qualificação de pessoas para a viabilização do pólo de confecções em Ponta Grossa – uma das metas do prefeito Pedro Wosgrau Filho. De acordo com o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, o número de pessoas qualificadas gratuitamente pelo programa no setor de confecções já ultrapassa 500. “Conforme o planejamento de 2006, teremos, além da continuidade da qualificação básica de operadores de máquinas para costura, o aprimoramento na formação de profissionais, com a continuidade desse curso em níveis mais avançados”, revela.Simão destaca ainda como resultado do programa a doação de 5,4 mil peças confeccionadas durante os cursos do programa, como pijamas, aventais e lençóis, ao Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira. “Isso está gerando ao município uma economia de R$ 50 mil”, afirma o secretário. Para o desenvolvimento dos cursos na área de confecções a Prefeitura conta com o apoio da delegacia regional da Receita Federal, que realiza a doação de tecidos para a confecção das peças.Além de Operador de Máquinas para Costura, são desenvolvidos os cursos de Modelagem Industrial; Tecelagem em Malhas, em parceria com o Serviço de Obras Sociais – SOS; e Corte e Costura, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, através do Programa Municipal de Qualificação Rural. CURSOSO curso de Operador de Máquinas para Costura é desenvolvido em 180 horas, sendo 40 horas de conteúdos teóricos sobre a área de Gestão Empresarial e Corte e Costura e 140 horas de aulas práticas, quando os alunos aprenderam a operar máquinas de costura reta e overloque, e receberam noções de modelagem e corte. Esse curso tem a coordenação da Fundaces.Já o curso Como Gerenciar com Sucesso meu Empreendimento foi ministrado pelo Sebrae para os egressos das primeiras turmas que se formaram no curso de Operadores de Máquinas para Costura. Inicialmente, foram abertas 20 vagas. Os alunos receberam noções para o gerenciamento empresarial, através do desenvolvimento de ferramentas que garantem a qualidade do empreendimento, com base nos custos e produção.