Equipes juvenis iniciam a participação de Ponta Grossa no Paranaense de Basquete

Com jogos nesta sexta-feira e no sábado, começa neste final de semana a participação de Ponta Grossa no Campeonato Paranaense de Basquetebol Juvenil. No masculino, o Ponta-Lagoa/Sepam/Unimed/SER estará enfrentando Irati, amanhã, às 15 horas, no Ginásio do Colégio Sepam. Já no feminino, o Ponta-Lagoa/APAB/Academia Viva Vida/SER jogará com o São Braz/3 Marias, sábado, às 17h15 minutos, no Ginásio do Círculo Militar, em Curitiba.Na atual temporada, todas as equipes pontagrossenses de basquetebol estarão disputando os certames da Federação Paranaense, os Jogos da Juventude (Jojup’s) e os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) com a chancela do Clube Ponta-Lagoa e da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER), além dos patrocínios próprios. O técnico Luiz Antonio Rodrigues Neto, “Passoka”, da equipe masculina juvenil, considera importante esta soma de esforços. “Nós temos a parceria do Colégio Sepam e a Unimed, mas isto não impede a utilização de atletas de outras instituições de ensino, assim como nossos jogadores podem jogar, quando solicitados, pelo time adulto. Se fossem clubes diferentes, isto não poderia acontecer”, diz o treinador.Situação idêntica se verifica no feminino, explica o técnico Abel Santos. “Graças à parceria, pudemos trazer à cidade a ala-pivô Aline Portugal, que jogava no Finasa/Osasco, de São Paulo, e vai poder defender a equipe juvenil e também formar no time adulto. Antes, isto não acontecia, porque as jogadoras estavam inscritas por clubes diferentes”, constata Abel.Ao mesmo tempo em que disputam o Campeonato Paranaense, os pontagrossenses preparam-se para os Jogos Oficiais do Estado. A equipe de basquetebol feminino, que no ano passado perdeu a vaga na elite dos Jojup’s, terá que passar pela Fase Regional, para em seguida disputar a Divisão “B” na cidade de Pato Branco. No masculino, com a manutenção da base do ano passado, a expectativa é para que Ponta Grossa lute pelas medalhas na Divisão “A” dos Jojup’s.MasculinoRealizando os seus treinamentos às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30 minutos, no Ginásio do Colégio Sepam, o time do Ponta-Lagoa/Sepam/Unimed/SER vai disputar o Estadual Juvenil num grupo que tem Irati, Araucária e São José dos Pinhais, além do Círculo Militar, Titãs, Sociedade Thalia e Colégio Erasto Gaertner, todos de Curitiba.No jogo desta sexta-feira, o técnico Passoka terá estes atletas: Rafaeli Lima, do Colégio Sant’Ana; Paulo Roberto, do Colégio General Osório; Gustavo Moreira, Murilo Oliveira, Felipe Hamati e Thiago Vehmut, do Colégio Marista Pio XII; Albino Szesz Júnior, André Braga, Paulo Binotto Filho, Lucas Strack, Luan Schubert e Willian Scheena Júnior, do Colégio Sepam.FemininoPara o jogo de estréia no Paranaense Juvenil, o time do Ponta-Lagoa/APAB/Academia Viva Vida/SER terá estas jogadoras: Aline Portugal, Aline Scharr, Tanna Fiúza, Andréa Borsuk, Andréa Lima, Dayanne Justus, Ane Seneiko, Rafisa Ramos, Bruna Estevão, Karina Florão, Fernanda da Rosa e Isabelly Pereira.Com jogos em turno e returno, os adversários da equipe princesina na primeira fase são estes: São Braz/3 Marias, Círculo Militar/Dom Bosco e Santa Mônica, todos e Curitiba, além de São José dos Pinhais.