Prefeitura contrata R$ 2,8 milhões em novas obras

O prefeito Pedro Wosgrau Filho assinou na tarde de ontem (quinta-feira, dia 23) três contratos para a execução de obras de infra-estrutura viária. No total, foram contratadas obras e serviços que chegam a R$ 2,865 milhões. O mais expressivo contrato – com duração de um ano – é o de encascalhamento, celebrado com a empresa Construtora Capital Limitada, no valor de R$ 1 962 110. Esses recursos, de acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Olímpio Malucelli Filho, serão suficientes para cascalhar cerca de 200 quilômetros de ruas do quadro urbano. O prefeito Wosgrau Filho especificou que esse serviço começará pelas ruas do Parque Auto-Estrada e, na seqüência, por Olarias, vila Cipa e Parque Nossa Senhora das Graças. Durante a assinatura dos contratos, Wosgrau voltou a afiançar que sua perspectiva é, ao final dos quatro anos de mandato, ter obtido pelo menos a readequação, com o encascalhamento, das ruas sem pavimentação no município, embora a ênfase venha sendo dada justamente na redução da proporção entre ruas com e sem pavimento, o que motivou inclusive a configuração de uma nova estrutura, a Companhia Pontagrossense de Serviços.Outra obra de impacto no sistema viário, contratada ontem, é a que será executada pela empresa Noal Pavimentação Limitada, que num prazo de 120 dias a contar da data de expedição da ordem de serviço – o que deve acontecer em cerca de dez dias – vai pavimentar os acessos que tornarão operacional a trincheira localizada sob a avenida Presidente Kennedy. Essa obra, lembrou o prefeito, vai beneficiar de modo especial os moradores da região do parque D. Pedro II, que terão garantia de acesso muito mais fácil e seguro. A trincheira foi concluída há vários anos, executada com recursos do governo do Estado mas, por falta de obras complementares, a cargo da administração municipal nunca chegou a se tornar operacional. “Esse quadro vai mudar agora, e para sempre”, garantiu Wosgrau Filho. A Noal Pavimentação receberá R$ 596 442 para executar essa obra.Finalmente, ontem também foi contratada junto à Aracêm Construtora de Obras, por R$ 307 282, a implantação de quase 6 000 metros de galerias de águas pluviais. O secretário de Obras, Olímpio Malucelli Filho, explicou que a implantação das galerias é um avanço considerável nas ruas ainda sem pavimentação, porque permite o escoamento ordenado das águas da chuva, e preserva as camadas de cascalho compactado aplicadas pela prefeitura. Sem as galerias, e em função da declividade em muitas ruas, o cascalho é ‘lavado’ das ruas, com chuvas muito fortes ou freqüentes.Durante o ato de assinatura dos contratos, que contou também com a presença do secretário municipal de Planejamento, José Ribamar Krüger, o prefeito Wosgrau Filho destacou o fato de que todas essas obras estão sendo contratadas dentro do esforço estratégico de melhorar a estrutura do sistema viário de Ponta Grossa, e que serão todas custeadas com recursos oriundos dos cofres municipais. “São recursos próprios que estamos aplicando aqui”, reforçou ele, “e isso mostra a nossa disposição de investir em todas as áreas, para garantir mais qualidade de vida para nossa população”.