Curso sobre empregabilidade atrai 500 pessoas

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, em parceria com o Senac, o curso ‘Empregabilidade: exigências profissionais X mercado de trabalho’ teve início nesta terça-feira (14). Com a participação de aproximadamente 500 pessoas, o treinamento gratuito, que está sendo realizado no Cine Teatro Ópera, segue até dia 17, com foco principal nos aspectos essenciais para a conquista de espaço no mundo do trabalho. “Esta é uma iniciativa ímpar, que representa uma contribuição efetiva para a conquista de uma vaga”, disse o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, durante a abertura do evento.O secretário enfatizou que das cerca de 800 vagas que são abertas na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa mensalmente, em torno de 45% não é preenchida por falta de qualificação profissional. “Acreditamos que o curso irá viabilizar o encaminhamento e a intermediação de vagas no mundo de trabalho”, disse Simão.Para o diretor regional do Senac-PR, Vitor Monastier, que também esteve presente na solenidade de abertura do curso, o mundo do trabalho está em transformação em decorrência do processo de qualificação constante. “Sendo assim, o conhecimento e a postura profissional são vetores principais das tendências do mundo contemporâneo”, ressaltou Monastier. Segundo ele, esse curso pode tornar-se um “marco do presente para o futuro dessas pessoas”.Fazem parte do cronograma do curso noções sobre mercado de trabalho, curriculum vitae, contratadores e empregadores, como responder a anúncios de jornais, entrevista, empreendedorismo, entre outros assuntos.Maria Eunice Bueno da Silva Maia, de 29 anos, desempregada há mais de um ano, é uma das participantes. Com nível de escolaridade até a 4a série do ensino fundamental, ela acredita que o curso pode aumentar suas chances de conquistar uma vaga no mercado. “Com essa capacitação, espero conseguir um emprego melhor, porque está cada vez mais difícil”, comentou. O curso está sendo ministrado por instrutores do Senac, através do Plano Municipal de Qualificação, totalizando 12 horas.