Esporte é ferramenta para integração social

O secretário municipal de Esportes, Marcelo Martins, quer ver crianças, adolescentes e jovens de toda a cidade praticando esportes em todos os horários possíveis, utilizando para isso o período de contraturno escolar e a estrutura disponível nas mais de 80 unidades escolares da prefeitura de Ponta Grossa. “Nossa proposta é desenvolver atividades esportivas e de recreação em todas as escolas em que isso for possível, no contraturno escolar e mesmo nos finais de semana, para ampliar as chances de participação de todas as crianças e jovens da cidade, independente de idade ou condição social”, explica Martins. O secretário, que estuda o formato desse programa, está avaliando junto à Secretaria Municipal de Educação as condições para utilizar a estrutura já existente, como quadras cobertas, para desenvolver essas atividades. “O governo Wosgrau investiu, e bastante, para que todas as escolas tivessem quadras cobertas. Queremos fazer uma parceria com a Secretaria de Educação, para que essas quadras também sirvam a atividades recreativas e esportivas no contraturno”, reforça Martins.De acordo com o titular da pasta de Esportes e Recreação, a distribuição estratégica das escolas, em quase todas as vilas da cidade – ou atingindo moradores de todas as vilas, em seu raio de atuação – permitirá o desenvolvimento de ações integradas e bastante efetivas: “temos condições, desde que essa parceria seja desenvolvida de modo a preservar o patrimônio das escolas e as condições de cada espaço, de integrar a imensa maioria das crianças e jovens da cidade com recreação orientada e prática esportiva”.Pelo anteprojeto em elaboração, por parte da Secretaria de Esportes, explica Marcelo, é a própria estrutura da sua Secretaria a responsável pelo fornecimento de orientadores e de material esportiva, ao passo que a Educação entraria com os espaços para a prática esportiva e recreativa.REFORÇO ESPORTIVOMarcelo Martins também anunciou que já é possível a empresas privadas ‘adotarem’ praças esportivas. Ele pretende ver também as instalações para esporte e recreação, como canchas e quadras cobertas, sendo utilizadas de modo ordenado – e orientado – para desenvolver atividades esportivas, principalmente. “O empresário quer ajudar? Pois agora pode. Pode adotar uma praça de esportes, ajudando o município na manutenção, obtendo em troca o direito de expor a sua marca naquele local e em alguns materiais de treino”, adianta Marcelo. Nessas parcerias, o governo forneceria o material esportivo e, em parceria, administração e empresas cuidariam da adequação dos espaços, sua manutenção e da remuneração dos orientadores/professores.O interesse do governo, de acordo com o secretário de Esportes e Recreação, é fomentar o desenvolvimento de atletas ao mesmo tempo em que oferece condições para a prática esportiva e de recreação orientada nos espaços públicos. “Temos, ao mesmo tempo, dois patamares: o esporte de competição, ou de performance, que precisa ser incrementado e mantido estável, com programas duradouros, e a prática recreativa, que tem também profundo impacto na socialização dos participantes e serve como parâmetro de integração e cidadania”.Nesse aspecto, ele acredita que é interesse de todo cidadão contribuir para que essas iniciativas tenham seguimento: “a começar pelos empresários, que têm assim a chance de ligar suas marcas a uma iniciativa de forte apelo social e de cidadania, e ainda com um reflexo muito importante na saúde da população. Esporte é saúde, é bom lembrar sempre disso”.