Município amplia PSF e melhora índices de Saúde

O número de óbitos de crianças menores de um ano em Ponta Grossa caiu 32%, entre 2004 e 2005, na área coberta pelo programa Saúde da Família. Segundo dados do Relatório de Gestão de 2005, da Secretaria Municipal de Saúde, o percentual de óbitos de crianças nessa faixa etária, nas áreas cobertas pelo programa, foi reduzido de 3,82 em 2004 para 2,59 no ano passado. De acordo com o diretor geral da Secretaria, Edson Alves, esse é apenas um dos indicadores que mostra que a política pública de saúde adotada pelo município está apresentando resultados positivos.O relatório mostra ainda que o percentual de crianças desnutridas com menos de um ano também diminuiu, passando de 1,98 para 0,95 – uma queda de 52% – na área de cobertura do SF. “Esses índices revelam a resolutividade do atendimento de atenção básica à saúde efetuado no município”, enfatiza Ana Paula Carvalho, diretora de Saúde Comunitária da Secretaria Municipal de Saúde.Entre as ações desenvolvidas pelo município para a redução desses índices está o aumento de cobertura de equipes do Programa Saúde da Família em Ponta Grossa, que passou de 18,3% da população em 2004 para 35,41% em 2005. Além de crescer em 17 pontos, o índice ficou acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 30,5%. Esses dados fazem parte dos Indicadores de Incentivo do Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família – PROESF – divulgados no início desse mês.O relatório apresenta uma série de indicadores que mostram que a Saúde está melhorando em Ponta Grossa. “São esses indicadores que revelam os resultados da política de saúde pública adotada pelo município”, considera Edson Alves.PREVENÇÃOO percentual de bebês nascidos vivos de mães que realizaram sete ou mais consultas de Pré-Natal também subiu, passando de 77,2 para 84,46%. Um dos índices que teve redução e que, segundo o diretor da secretaria, também atesta a eficiência das ações preventivas em saúde, bem como do atendimento de saúde básica é a taxa de internações por diarréia em menores de cinco anos, que caiu de 16,54% em 2004 para 3,64%, ficando ainda abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 9%.“A partir desses levantamentos, o Ministério da Saúde faz o controle de qualidade do serviço de atenção básica prestado pelo município”, explica Ana Paula. A queda nos percentuais, para a diretora do departamento, indica a resolutividade das ações adotadas pelo governo municipal, como a realização efetiva de programas como o Pré-Natal e o de Puericultura, desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde. O atendimento no programa de Puericultura, onde é feito o acompanhamento do recém-nascido até um ano de idade, passou de 9.343 consultas em 2004 para 12.932 em 2005. Da mesma forma, o Pré-Natal subiu de 7.704 consultas em 2004 para 8.482 consultas em 2005.Ana Paula reforça que os indicadores apontam o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Apesar das dificuldades, como o processo de contratação de médicos e de agentes de saúde – problema existente em todo o país – conseguimos ótimos resultados”, avalia. Ponta Grossa ficou entre as únicas cidades do Paraná a atingir as metas estipuladas e a execução financeira do PROESF. Atualmente, 29 equipes do Saúde da Família atuam no município.