SOS recebe 2 mil quilos de lã de Programa de Tosquia

O Serviço de Obras Sociais (SOS) recebeu nesta sexta-feira (10) a doação de 2 mil quilos de lã, resultantes do Programa de Tosquia de lã de carneiro – criado na primeira gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho e reativado no ano passado –, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. A doação foi entregue pelo secretário Laertes Bianchessi à presidente do SOS, Maria Isabel Ramos Wosgrau.Através do programa, os produtores cadastrados recebem a equipe da secretaria na propriedade, que faz o serviço de tosquia gratuitamente. Em contrapartida, o criador doa pelo menos 50% da lã retirada. A doação é encaminhada ao SOS, que utilizada a lã na confecção de acolchoados.Maria Isabel comenta que “com essa doação temos uma importante ajuda para dar andamento aos trabalhos da acolchoaria do SOS”. O montante doado nesta sexta-feira será suficiente para a confecção de aproximadamente 400 acolchoados. A presidente do SOS adianta que será realizada uma feira, no final de abril, onde a produção da acolchoaria estará à venda.DEMANDA“Verificamos que o programa tem uma boa demanda, pois a maioria dos criadores de carneiros do município não tem interesse na lã e, além disso, não conta com um serviço especializado na tosquia”, avalia Bianchessi. Em 2005, o programa atendeu 28 criadores, distribuídos em 18 comunidades rurais e localidades urbanas, totalizando mais de 900 animais tosquiados.“É um benefício duplo: para o produtor, que tem a tosquia de forma rápida e eficiente, e como ação social, já que os acolchoados serão vendidos a baixo custo e doados pelo SOS para famílias carentes do município”, comenta o secretário. Para retomar o programa, a Prefeitura realizou a recuperação dos equipamentos utilizados na tosquia e a reciclagem dos funcionários que atuam na atividade. O programa é destinado a pequenos, médios e grandes criadores e deve reiniciar as atividades em setembro desse ano.