Prefeitura lança Programa Higiene Bucal nas escolas

A Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Saúde, lançou na tarde desta quarta-feira (08) o programa Higiene Bucal nas Escolas, que vai distribuir 120 mil escovas de dente e 60 mil tubos de creme dental por ano para as crianças da rede municipal de Ensino. “O investimento em saúde, incluindo o atendimento odontológico, é uma de nossas prioridades”, disse o prefeito Pedro Wosgrau Filho, durante solenidade de entrega simbólica dos kits de higiene bucal, na Escola Municipal Catarina Miró. Aproximadamente 30 mil crianças da rede pública municipal de Educação, pertencentes a 83 escolas, 30 Centros Municipais de Educação (CMEI’s) e 18 Centros de Educação Infantil receberão um kit a cada semestre, contendo duas escovas – uma para utilização na escola e outra em casa – e um tubo de creme dental para uso na escola. “O programa consiste numa ação preventiva e, em saúde, prevenir é melhor que remediar”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho.Para a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, o grande benefício do programa é o fato das crianças adquirirem o hábito da escovação. “Esta é mais uma ação intersecretarias, que visa a proteção da vida, ensinando as crianças a cuidarem da saúde desde pequenos”, considerou a secretária.PROGRAMAA redução de doenças dentárias e a queda no índice de cáries são os principais objetivos do programa de Higiene Bucal nas Escolas. Segundo Vânia Palermo, diretora do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora do programa, a iniciativa é de cunho educativo. “A meta é que a criança adquira o hábito saudável da escovação e da higiene bucal, tornando-se auto-suficiente neste aspecto”, explica.A implantação da escovação dentária em todas as escolas municipais e CMEI’s visa despertar na criança a preocupação com a saúde bucal e os cuidados diários que ela exige, para que permaneça mais tempo com os dentes naturais. A escovação dentária é a maneira mais efetiva de remoção da placa bacteriana, sendo assim é a melhor maneira de prevenir problemas odontológicos.