CONTORNO LESTE - Aditivo garante pista mais larga

O prefeito Pedro Wosgrau Filho assinou no início da tarde desta segunda-feira (06) a liberação de novos recursos para a continuidade das obras de implantação do Contorno Leste. A liberação, através de termos aditivos ao contrato já em vigor, foi presenciada pelo deputado federal Affonso Camargo, autor da emenda que garantiu recursos federais para a execução dessa obra. Além de Affonso, participaram da solenidade o vice-prefeito Rogério Bocchi Serman, o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho, os secretários municipais de Planejamento, José Ribamar Krüger, de Governo, José Ruiter Cordeiro, e de Assistência Social, Edílson Luís Carneiro Baggio, além do presidente da Companhia Pontagrossense de Serviços, Manoel Osório Taques. De acordo com o prefeito, a liberação desses recursos significa mais um passo para a concretização do Contorno Leste, via expressa que terá função estratégica no sistema viário da cidade: além de permitir o acesso mais rápido e desimpedido da zona Sul à rodovia BR 376, também contribuirá para desafogar o tráfego pesado das vias que ligam a zona Sul ao Centro e do Centro às saídas para Curitiba e o porto de Paranaguá, via BR 376, para o Norte e o Oeste do Estado, via BR 373/376 e para Palmeira, via PR 151. Com o aditivo assinado ontem, ficam garantidas as obras até o Parque Tarobá.Segundo o secretário de Planejamento, José Ribamar Krüger, foi estabelecido também um ajustamento de quantidades, através dos aditivos, para permitir a adequação contratual da ampliação da pista em si: ao invés dos sete metros de largura inicialmente orçados e projetados, o Contorno Leste terá uma largura total de nove metros, significando maior segurança para motoristas e pedestres. Krüger explica que esse ajuste se faz necessário para evitar que seja interrompido o fluxo de pagamentos, para manter o cronograma de execução da obra.Durante a assinatura dos termos, o prefeito Pedro Wosgrau Filho destacou a importância do empenho demonstrado pelo deputado Affonso Camargo na conquista desses recursos e para sua liberação dentro dos prazos estipulados, e lembrou que até o final de seu mandato, pretende dar por concluído todo o projeto do Contorno Leste, ligando a BR 376 ao prolongamento da avenida Monteiro Lobato, nas proximidades da unidade local da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, o antigo Cefet.