Alunos da rede municipal têm projeto escolhido para vídeo

A Secretaria Municipal de Educação recebe, neste sábado, representantes do Programa Itaú Social, na Escola Municipal Professora Loise Foltran de Lara, para a produção de um vídeo sobre a participação de alunos da 4ª série dessa escola no projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC. O projeto estimulou a produção de textos e a leitura, aspectos considerados fundamentais para a atual gestão na Rede Municipal de Ensino.O projeto, desenvolvido sob a orientação da professora Vilmari Aparecida Meira Brandalise, consistiu na produção de textos de diversos gêneros pelos alunos, após a realização de aulas-passeio. Uma das atividades mais marcantes para a turma foi uma entrevista com o carteiro. “Nessa oportunidade, eles tomaram conhecimento da carta social, que viabiliza o envio de cartas por um valor simbólico”, conta a professora.Segundo Vilmari, além de despertar o gosto pela leitura, a produção dos alunos deverá ser utilizada por ela para uma tese de mestrado. Para a professora, esse tipo de trabalho com as crianças recupera e eleva auto-estima e possibilita a prática da cidadania.O material de apoio do Programa Itaú Social mostra quais são os critérios utilizados pela equipe técnica para a seleção dos trabalhos recebidos: contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade; caráter inovador das propostas; potencial de replicabilidade e de sustentabildade; impacto social e contribuição para políticas públicas.