Congresso-Técnico define grupos nos esportes coletivos dos 4º JEEM

Foi realizado nesta quinta-feira (30), no Cine-Teatro Ópera, o Congresso Técnico dos 4º Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), competição realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação (SER) exclusivamente para alunos da Rede Municipal de Ensino. Nesta edição, 45 escolas confirmaram presença, estabelecendo uma nova marca nos JEEM, que em 2005 reuniram 18 escolas e no ano passado chegou à casa dos 35. Também houve uma evolução no número de inscritos, 2.478, enquanto em 2007 foram 1.500 os participantes.A principal novidade desta quarta edição é o tênis de mesa, enquanto a maratona intelectual terá a participação de todas as escolas inscritas. No evento de ontem foram realizados os sorteios das chaves nas modalidades coletivas, com o coordenador-técnico, professor Carlos Henrique Pedroso, repassando aos representantes das escolas participantes o cronograma a ser cumprido até o desfile de abertura, marcado para o dia 10 de novembro, a partir das 14 horas, no Ginásio Borell du Vernay.Para o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, este crescimento, tanto em relação à participação das escolas como no número de atletas, não é surpresa. “É fruto, sim, de um trabalho que vem sendo realizado desde a criação dos JEEM, há quatro anos, atendendo antiga reivindicação das próprias escolas, no sentido de realizar uma competição somente para os alunos da Rede Municipal, despertando o gosto pela prática desportiva e ao mesmo tempo realizando a preparação para os Jogos Estudantis Municipais, JEM, que acontecem no primeiro semestre, aí sim, com a presença das escolas particulares e estaduais.”Segundo o secretário, outro fator que contribuiu para o aumento da participação nos JEEM foi a implantação e a cobertura de quadras poliesportivas na grande maioria das escolas municipais. “Nós sentimos uma sensível evolução na classificação das escolas municipais nos JEM, brigando inclusive pelos primeiros lugares na classificação geral dos grupos 1 e 2. A expectativa é de que a Escola Maria Vitória Braga Ramos, que foi campeã nas três primeiras edições dos JEEM, encontre maiores dificuldades na busca pelo tetra”, completa o secretário.Estão confirmadas disputas no atletismo, dama, futsal, minibasquete, minifutsal, minihandebol, minivôlei, tênis de mesa, queimada, tria, xadrez, concursos de desenho e de interpretação poética, além da maratona intelectual, sempre com disputas no masculino e feminino. As competições acontecerão em dois grupamentos, com o 1 sendo reservado para os nascidos em 2000, 2001 e posteriores; e o 2 para os nascidos em 1998, 1999 e posteriores.