45 escolas confirmam participação na quarta edição dos JEEM

Foi encerrado na quinta-feira (23) o prazo para inscrições na quarta edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais, os JEEM, competição realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Recreação (SER) exclusivamente para estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino. Desta vez serão quarenta e cinco as participantes, superando o recorde do ano passado, quando 35 escolas confirmaram presença. Também houve uma evolução no número de atletas, 2.478, enquanto em 2007 foram 1.500 os participantes.Para o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, este crescimento, tanto em relação à participação das escolas como no número de atletas, não é surpresa. “É fruto, sim, de um trabalho que vem sendo realizado desde a criação dos JEEM, há quatro anos, atendendo antiga reivindicação das próprias escolas, no sentido de realizar uma competição somente para os alunos da Rede Municipal, despertando o gosto pela prática desportiva e ao mesmo tempo realizando a preparação para os Jogos Estudantis Municipais, JEM, que acontecem no primeiro semestre, aí sim, com a presença das escolas particulares e estaduais”, afirma Ferreira.Outros fatores contribuíram para o aumento da participação nos JEEM, como a implantação e a cobertura de quadras poliesportivas na grande maioria das escolas municipais. “Nós sentimos uma sensível evolução na classificação das escolas municipais nos JEM, brigando inclusive pelos primeiros lugares na classificação geral dos grupos 1 e 2. A expectativa é de que a Escola Maria Vitória Braga Ramos, que foi campeã nas três primeiras edições dos JEEM, encontre maiores dificuldades na busca pelo tetra”, completa o secretário.Responsável pela coordenação técnica dos 4º JEEM, o professor Carlos Henrique Pereira informa que a maior novidade neste ano é o tênis de mesa, que será disputado somente no grupo 2. Houve a manutenção do atletismo, dama, futsal, minibasquete, minifutsal, minihandebol, minivôlei, queimada, tria, xadrez, concursos de desenho e de interpretação poética, além da maratona intelectual, que serão disputadas nos grupos 1 e 2, sempre no masculino e feminino. As competições acontecerão em dois grupamentos, com o 1 sendo reservado para os nascidos em 2000, 2001 e posteriores; e o 2 para os nascidos em 1998, 1999 e posteriores.Na próxima quinta-feira, dia 30, às 14 horas, no Cine-Teatro Ópera, acontecerá o Congresso Técnico com o sorteio das chaves nas modalidades coletivas e o esclarecimento de dúvidas em relação ao regulamento dos 4º JEEM.O desfile de abertura, com o tradicional cerimonial olímpico, está programado para o dia 10 de novembro, às 14 horas, no Ginásio de Esportes Oscar pereira, com as competições sendo iniciadas ainda no dia 10 e seguindo até o dia 21 de novembro.