Convênio entre Prefeitura e BB viabiliza liberação de R$ 400 mil para empresários

Foram assinados na tarde desta quinta-feira (23) os primeiros 12 contratos de financiamento para pequenas e microempresas, através de parceria entre o governo municipal e o Banco do Brasil, totalizando em torno de R$ 400 mil. O convênio, que atinge pessoas jurídicas com faturamento anual bruto de até R$ 5 milhões, assim como profissionais liberais e técnicos agrícolas, permite acesso a uma linha de crédito subsidiado para investir na produção. “Esperamos que essas empresas possam crescer e se desenvolver a partir desse contrato”, ressaltou o prefeito Pedro Wosgrau Filho.O superintendente regional do Banco do Brasil, Evaldo Emiliano de Souza, enfatizou que o convênio oferece uma linha de crédito de investimento com taxas de juros menores e prazos de pagamento maiores. “A meta é estimular a geração e manutenção de emprego e renda e, assim, o desenvolvimento do município”, disse.Segundo o convênio, disponível nas agências locais do Banco do Brasil, podem ser financiados projetos de investimento ou investimento com capital de giro associado, desde que proporcionem a geração ou manutenção de emprego e renda na área urbana. Entre os itens financiáveis estão desde transferência de tecnologia até taxa de franquia. Fabiano Galvão, sócio-proprietário da Med Mart, empresa na área de manutenção de equipamentos da área médica, é um dos beneficiados. O empresário optou por um financiamento no valor de pouco mais de R$ 13 mil, para aquisição de um veículo utilitário e de equipamentos. “Para nós está sendo uma excelente oportunidade de expandir os negócios”, comentou Galvão. Acompanharam a solenidade de assinatura ainda gerentes e clientes que optaram pelo financiamento das quatro agências do BB da cidade. VANTAGENSDe acordo com a finalidade do empreendimento – ou o cronograma da proposta, e a capacidade de pagamento do empreendimento, os prazos vão de 18 meses (incluída uma carência de seis meses) até 72 meses, com uma carência máxima de 12 meses.Um dos diferenciais do programa é que os encargos serão juros nominais de 5,33% ao ano mais Taxa de Juros de Longo Prazo. Esse percentual, no entanto, baixa 0,83% em cada parcela paga em dia, com isso colocando o juro real em 4,5% ao ano. O valor financiável, incluído capital de giro associado, se houver, está limitado a R$ 400 000 por financiado.