Agricultura reúne catadores para formar associação na Palmeirinha

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, através do Programa de Coleta Seletiva de Lixo, realizou na tarde desta quarta-feira (22) uma reunião com cerca de 70 catadores da região da Palmeirinha. A meta da secretaria é a formação de uma entidade, nos moldes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa – Acamar –, que funciona na Vila Ana Rita. A reunião foi realizada no salão da Igreja Nossa Senhora do Pilar, com a participação de representantes da paróquia e da Associação de Moradores da Palmeirinha.De acordo com o secretário municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, a proposta da administração municipal é viabilizar toda a estrutura necessária para a formação dessa nova entidade, desde a locação de um barracão até a compra de carrinhos, prensas e outros equipamentos necessários para que os catadores possam realizar a coleta, a preparação e a venda do material reciclável por um preço melhor.“O trabalho de forma agrupada, com apoio do poder público, irá garantir maior independência, melhor retorno de comercialização, bem como possibilidade de reivindicação de direitos sociais”, considera o secretário.A equipe da secretaria fez uma explanação sobre o mercado de material reciclável, o trabalho dos catadores, o valor do produto, as despesas. Ainda, as fases do processo para organização dos catadores em associação, com suas vantagens e objetivos. Para dar continuidade ao trabalho com esse grupo, será montada uma comissão provisória para elaboração do estatuto e organização formal da associação.O trabalho de formação de novos núcleos de catadores de lixo reciclável na cidade, conforme prevê o Programa de Coleta Seletiva desenvolvido pela secretaria, vem acontecendo também nas regiões de Oficinas e Uvaranas. No próximo dia 24 será realizada uma reunião com outro grupo de catadores, no Jardim Paraíso.