Seleções de Ponta Grossa preparam-se para JAPs e Jojups

Uma reunião ontem (22 à tarde, na Prefeitura Municipal, marcou o início da preparação das seleções de Ponta Grossa para os Jogos da Juventude (Jo-jup’s) e Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), que são os Jogos Oficiais do Estado. O diretor de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Recre-ação (SER), Milton Anfilo, convocou os treinadores de Ponta Grossa para comunicar a aprovação dos recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e acer-tar os últimos detalhes em relação aos treinamentos. “A intenção é partici-par do maior número possível de modalidades, melhorando o rendimento em relação a 2005. Para que isto aconteça, estamos mobilizando os nossos técnicos e viabilizando os recursos para a manutenção das equipes”, afir-mou Milton.O calendário dos Jogos Oficiais já está definido, com a Fase Regional dos Jojup’s acontecendo entre os dias 26 de maio e 3 de junho, na cidade de Rio Azul, enquanto as finais estão programadas para Pato Branco, no período de 18 a 26 e agosto. Quanto aos JAP’s, a Regional está prevista para Telêmaco Borba, entre 23 de junho e 1º de julho, e as finais serão em Maringá, de 15 a 23 de agosto. “O calendário ficou mais apertado, devido às eleições do mês de outubro. Mas temos tempo para formar as nossas equipes, inclusive em modalidades como o taekwon-do e o karatê, que são optativas e estão na programação deste ano”, informa o diretor.As obras no Ginásio Borell du Vernay, que deverão se estender por mais dois ou três meses, obrigam um remanejamento nos locais de treinamentos do basquetebol, modalidade de ampla tradição no esporte princesino e que, pela primeira vez, mostra uma união de forças, o que assegura o aprovei-tamento dos melhores atletas nas diversas faixas etárias.Para os Jojup’s, a equipe feminina tem o comando de Abel Santos, en-quanto Luiz Antônio Rodrigues Neto, o Passoka, segue como treinador do time masculino. Nos JAP’s, Siboney Guzzo Pedroso se mantém à frente do feminino, assim como Jackson Silva, o Maguila, tem a responsabilidade de trabalhar a equipe masculina.ApresentaçãoNesta quinta-feira, às 19 horas, no Colégio Sepam, será realizada a a-presentação oficial da equipe do Ponta-Lagoa/SER/APAB, que irá disputar o Campeonato Juvenil da Federação Paranaense de Basquetebol e tem a missão de recolocar Ponta Grossa na elite dos Jojup’s.O técnico Abel Santos não vê outra alternativa que não seja a conquista do título da Divisão “B”, ele que em 2004 esteve à frente da Seleção Pon-tagrossense, quarta colocada nos Jojup’s de Maringá. “Primeiro temos que pensar na Regional, em Rio Azul, mas a meta é a medalha de ouro em Pato Branco. Para isto, reunimos um grupo forte, que vem sendo formado há seis anos, e conquistamos um reforços importante, a ala-pivô Aline Portu-gal, que vem do Finasa/Osasco”, enfatiza o treinador.Pela primeira vez atuando fora de São Paulo, Aline reconhece que tem um desafio pela frente, mas confia na qualidade do grupo para vencê-lo. Aos 16 anos, a jogadora deverá atuar também na equipe adulta que vai aos JAP’s, em Maringá. Existe a possibilidade da vinda de mais uma atleta nascida em 1989, que também poderá atuar tanto na equipe juvenil como na principal.O grupo do Ponta-Lagoa/SER/APAB é formado por estas atletas: Aline Scharr, Tanna Fiúza, Katiuscia Rockembach, Andréa Borsuk e Rayanne Justus, do Colégio Neo Master; Rafisa Santos, Bruna Estevão, Karina Flo-rão, Aline Portugal, Fernanda da Rosa, Josiane Slota, Andressa Slompo, Ane Seneiko e Jéssica Gonçalves, do Colégio Sant’Ana; Andréia Costa Lima e Bruna Kasnodzei, do Colégio Sepam; Andressa Moreira, do Colé-gio Marista Pio XII; e Fernanda Baldioski, do Colégio Estadual José Go-mês do Amaral.