Aprovada substituição de 30 000 lâmpadas em PG

O prefeito Pedro Wosgrau Filho foi informado na manhã de ontem (3a.-feira, 21/02), pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, da liberação de verbas federais no valor de R$ 2,6 milhões para execução, em Ponta Grossa, do projeto Reluz, já aprovado pelo corpo técnico do Ministério. Com isso, anunciou o prefeito, será possível substituir 30 000, das 35 000 lâmpadas hoje existentes na cidade, garantindo melhor luminosidade – o que gera por conseqüência mais segurança – e menor consumo de energia elétrica. Segundo Wosgrau, esse é “um belíssimo trabalho”, que vai ter forte impacto na iluminação noturna de Ponta Grossa. O projeto Reluz consiste num modo de tornar mais eficiente e moderno todo o sistema de iluminação pública do município. Através de financiamento federal – e de uma contrapartida do município – serão substituídas as lâmpadas de mercúrio por outras, de vapor de sódio, que oferecem, além de maior luminosidade, maior duração e menor consumo. Segundo o presidente da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), Manoel Osório Taques, cuja estrutura é responsável pela implantação do projeto, a projeção é de uma economia considerável, nos valores atualmente pagos à concessionária de energia elétrica. Manoel Osório adianta que a economia daí resultante será suficiente para custear o pagamento do financiamento federal.O projeto será executado com parte dos recursos financiados pela Eletrobrás, cuja liberação foi anunciada ontem, e foi apresentado pessoalmente ao ministro Paulo Bernardo, em Brasília, ainda no final de 2005. O projeto foi tema de outros dois encontros do prefeito Wosgrau Filho e do presidente da CPS, Manoel Osório Taques, com Paulo Bernardo, em dezembro de 2005 e em janeiro deste ano, na capital federal.Segundo o prefeito, a aprovação do projeto deve-se não só à sua adequação técnica e às vantagens econômicas e estratégicas que trará, mas também ao apoio político que recebeu, do próprio ministro Paulo Bernardo, do vice-prefeito Rogério Bocchi Serman, do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho, e dos deputados federais Selma Schons e Affonso Camargo.MUDANÇASegundo os técnicos da CPS, a substituição das lâmpadas alcançará praticamente 85% do total de lâmpadas instaladas na rede pública de Ponta Grossa. Os equipamentos, que vão desde alguns braços de poste até reatores e lâmpadas, que serão substituídos, poderão ser leiloados pelo município. Além disso, completa o presidente da Companhia, em todas as novas ligações à rede de iluminação pública, deverá ser usada a lâmpada de vapor de sódio, a partir de agora, mantendo o padrão de economia.Manoel Osório Taques, comemorando a aprovação do projeto Reluz, revela ainda que a Companhia tem em andamento um projeto para iluminar adequadamente as ligações inter-bairros, muitas das quais hoje se encontram em situação bastante precária e, em alguns casos, sequer contam com posteamento e pontos de luz. “Nossa idéia é evitar as áreas de ‘escuro’ entre os bairros, e fazer isso com rapidez”. Manoel Osório também revelou ontem que a CPS está se preparando para implantar, ainda no primeiro semestre, um sistema para proteger as lâmpadas do posteamento externo, da ação de vândalos.