CEL-PNE tem previsão de entrega para outubro

A Prefeitura Municipal estará concluindo no mês de outubro as obras do Centro de Esportes e Lazer para Portadores de Necessidades Especiais – CEL-PNE –, que está sendo implantado na área próxima ao Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, com uma estrutura voltada para pessoas deficientes, com área coberta de 2.200 metros quadrados, além de um playground adaptado que será referência no Brasil.Para o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, as principais dificuldades na implantação do CEL-PNE foi justamente a falta de ginásios de esportes e praças desportivas voltadas para esta clientela. “Fomos buscar junto aos portadores de necessidades especiais e em sites da internet da Europa soluções para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência, inclusive as crianças, que contarão com um espaço próprio, com balanços e escorregadores duplos, por exemplo”, diz Ferreira.Na área coberta, com dois pisos, além das rampas, está sendo instalado um elevador, facilitando o acesso à quadra, onde serão praticados esportes adaptados para cadeirantes, como o basquete e o handebol, assim como o futsal para os deficientes físicos ou visuais. Também existe uma piscina para hidroterapia, com vestiários e banheiros adaptados.O local estará abrigando a Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes Físicos (APEDEF), com salas de administração, copa, jogos de mesa e ginástica, assim como um espaço para avaliação física e primeiros socorros.A área do playground é formada pelo parque infantil com brinquedos adaptados, além de uma raia para corridas e uma caixa de saltos, possibilitando o treinamento de para-atletas. O estacionamento conta com 20 vagas para carros comuns, mais oito para veículos especiais, possibilitando o embarque e desembarque dos portadores de deficiências ambulatórias ou cadeirantes.O secretário Ferreira afirma que o local estará aberto para todas as entidades que trabalham com portadores de necessidades especiais. “A previsão é que mais de 3 mil pessoas serão beneficiadas com este CEL-PNE, que certamente proporcionará lazer e melhor qualidade de vida a esta parcela da nossa comunidade que tem deficiências, ao mesmo tempo em que possibilitará o desenvolvimento das habilidades esportivas, revelando novos para-atletas em Ponta Grossa”, finaliza o secretário.