Balanço: Prefeitura instala mais de 1500 placas de sinalização viária

por Josué Teixeira

Número é referente ao primeiro semestre deste ano e representa um aumento de 122% em relação ao mesmo período no ano anterior

A  Prefeitura de Ponta Grossa já realizou a instalação de 1.555 novas placas de sinalização viária no Município. O número é referente ao primeiro semestre deste ano e inclui os trabalhos de implantação, troca e manutenção das placas em diversos locais da cidade.
“Nossas equipes têm trabalhado com muito empenho para a implantação e renovação da sinalização viária do Município. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 1.555 placas instaladas, o que representa um aumento de 122% em relação ao mesmo período no ano anterior e demonstra a eficiência e o compromisso do Município em manter as vias bem sinalizadas e seguras para a população”, destaca a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski.
De acordo com o diretor de Engenharia de Tráfego do Município, Juarez Alves, o trabalho de sinalização é realizado de maneira constante pelas equipes, que promovem, além da implantação da sinalização, a análise das demandas de cada região.
“Além da sinalização viária, nossos agentes também verificam a necessidade de eventuais adequações viárias durante os procedimentos, o que torna o trabalho ainda mais dinâmico e promove intervenções alinhadas com a realidade atual de cada região”, aponta.

Sinalização horizontal
Além da ampliação dos trabalhos de instalação e substituição de placas, a Prefeitura também registrou o aumento de 74% nos trabalhos de sinalização horizontal ,neste primeiro semestre, quando foi realizada a pintura de 17.168 m² de faixas de sinalização viária no Município. No mesmo período em 2021, foram 7.745 m². Em 2021, o total foi de 25.427 m².

Vandalismo
Segundo o departamento de Engenharia de Tráfego do Município, um dos principais problemas relacionados à sinalização viária é o vandalismo.
“A estimativa é de que ao menos uma placa de sinalização seja substituída por dia em decorrência a ações de vandalismo, que podem causar acidentes, além de prejuízos ao Município. Por isso, é muito importante a contribuição da comunidade no sentido de informar a ocorrência dessas situações para que os reparos sejam realizados o mais rápido possível”, alerta o diretor de Engenharia de Tráfego do Município, Juarez Alves.
As solicitações de implantação, adequação e manutenção da sinalização viária podem ser encaminhadas para a Prefeitura através do sistema 156.