Prefeitura abre processo para credenciamento de Organizações Sociais de Saúde interessadas na gestão das UPAs

por Josué Teixeira

Entre as atribuições das Organizações estão a gestão e operacionalização das UPAs, incluindo a prestação de serviços de saúde, administração e manutenção de toda a infraestrutura

A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou, nesta sexta-feira (01), dois chamamentos públicos  destinados ao credenciamento e eventual contratação de Organizações Sociais de Saúde (OSS) interessadas na operacionalização da gestão e execução das ações e serviços das UPAs 24H Santa Paula e Santana. A ação faz parte do projeto de fortalecimento da saúde do Município e tem como objetivo ampliar a eficiência e agilidade dos atendimentos prestados para a população nas unidades, uma vez que as instituições eventualmente contratadas farão a gestão compartilhada com o Município dos estabelecimentos e serão responsáveis pela  contratação de médicos, funcionários administrativos, de serviço de agendamento, bem como pela aquisição de insumos para o funcionamento dos serviços.
“Nós temos empreendido diversas medidas dedicadas ao fortalecimento da saúde no Município, incluindo a abertura do processo para a contratação de novos médicos, a reforma e modernização das unidades de saúde e a busca de recursos junto aos governos do estado e federal. Além dessas medidas, a abertura desse processo que envolve as Organizações Sociais de Saúde é um grande passo para que possamos avançar no projeto de reestruturação da saúde no nosso Município e oferecer à população um serviço cada vez mais eficiente e ágil”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o presidente interino da Fundação Municipal de Saúde, Gustavo da Matta, entre os critérios observados durante a realização dos trâmites do chamamento estão a técnica e o preço, fatores que serão determinantes para que sejam possíveis as contratações. “O objetivo neste caso, além de garantir a agilidade e excelência dos serviços prestados, é favorecer a utilização otimizada dos recursos do Município e a manutenção dos serviços prestados pelas UPAs de forma célere e adequada”, explica Da Matta.
As instituições interessadas em aderir ao processo podem realizar a entrega das propostas diretamente na Fundação Municipal de Saúde entre os dias 04 e 25 de julho. Mais informações podem ser obtidas através do link https://fms.pontagrossa.pr.gov.br/.