Ponta Grossa está no top 10 de colocações no mercado de trabalho, no país

por Assessoria

Ponta Grossa está entre as cinco cidades do Paraná que se destacaram no ranking nacional das Agências do Trabalhador, de janeiro a abril de 2022, que mais colocaram trabalhadores em empregos formais através da intermediação de mão de obra. O Paraná ocupa um terço do top 100 e metade do top 10. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, filtrados pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.
De acordo com o ranking, nas primeiras colocações aparecem Cascavel em 5º lugar, com 1.598 trabalhadores efetivados; Curitiba, na 6ª colocação com 1.561; Foz do Iguaçu na 7ª posição com 1.381; Ponta Grossa na 8ª colocação com 1.227; e Francisco Beltrão, em nono lugar, com 1.220. Cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Ceará estão na frente. Entre os meses de janeiro a junho de 2022, 8.760 oportunidades de emprego foram abertas via Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.
A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que o momento é de muita alegria. Segundo ela, este é um indício muito evidente que Ponta Grossa supera as dificuldades da pandemia, com um crescimento líquido de empregos. “Isso é resultado de trabalho sério, transparência e muito esforço. De fato, o número é bem superior, porque também temos uma ação muito forte na formalização de trabalhadores, alcançando quase 5.000 novos microempreendedores individuais inscritos em apenas um ano. E o emprego, nós acreditamos, é a melhor das políticas sociais”, disse.
Elizabeth destaca que a prefeitura está investindo pesado em qualificação, inovação, agilidade e descentralização. Para ela, a cada dia se faz mais fortalecido os canais de diálogo com o setor produtivo, o comércio e o de serviços, para amplificar a oferta de vagas. Além de oferecer condições diferenciadas de atendimento, espaço adequado para processos seletivos e uma forte ação de divulgação das vagas existentes. “E ainda temos o PROMPE, o Programa Municipal do Primeiro Emprego, que garante incentivo para contratação de jovens sem experiência no mercado de trabalho e as ações itinerantes que nossa administração tem feito, para favorecer quem busca uma nova oportunidade de emprego”, falou a prefeita que aponta como grande diferencial a qualidade da mão-de-obra e o esforço para melhorar ainda mais esse vetor.
Sobre este aumento de vagas, a prefeita entende que depois de dois anos de retração em diversas áreas, alguns setores estão se expandindo, o que gera uma procura bem mais consistente de novos colaboradores. “Além disso, com a diversificação do nosso parque fabril, multiplicam-se as oportunidades de emprego também em novas linhas e processos. Por isso, temos insistido tanto na atração de novos empreendimentos”, avalia Elizabeth que salienta que tanto pelo fortalecimento de uma cadeia produtiva, ou preparando uma nova, abre-se a oportunidade de transformação de dezenas de milhares de vidas.