Escolas municipais celebram a Semana do Meio Ambiente

CMEIs e Escolas terão atividades de Educação Ambiental ao longo de toda a semana

Ponta Grossa realiza, de 05 a 11 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2022 - a década da ação, com uma programação completa em unidades escolares e outros espaços, públicos e privados. Entre estes locais, a Escola Municipal Ludovico Antônio Egg recebeu atividades diferenciadas nesta segunda, onde os alunos participaram de uma palestra sobre a produção de alimentos e também fizeram uma atividade prática reciclando papel de maneira artesanal.

A atividade empolgou os estudantes, que receberam a visita de representantes da empresa Yara Fertilizantes, em ação de responsabilidade social empresarial. "A gente falou sobre o papel, sobre os fertilizantes, o que eles fazem. Aprendemos a não desperdiçar as coisas, a fazer o papel e sobre como isso é legal", resume o aluno Leonardo Francisco Bodim. Sua colega, Laura Marcondes Menezes, também se empolgou com o aprendizado. "A gente está aprendendo com uma fábrica chamada Yara sobre reciclagem, o papel, o adubo, alimentos e estas coisas que precisamos aprender. Tudo é importante no planeta Terra", descobriu a aluna.

As ações da Semana do Meio Ambiente contribuem para o aprendizado dos alunos, que já estudam o tema ao longo de todas as disciplinas, de maneira transversal.

Programação
Ao longo da semana, mais estudantes da rede pública terão a oportunidade de fazer novas descobertas. Serão realizadas ainda palestras com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas escolas municipais Ivon Zardo, Sebastião dos Santos e Silva, Loise Foltran de Lara e Frei Elias Zulian. Haverá também trabalhos com os professores: na quarta (08) as coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino participarão da Formação “Os ODS e a agenda 2030 no contexto da educação”, em palestra com Glaucia Wesselovicz, articuladora de projetos do SESI.

Já na sexta-feira (10), durante a Mesa redonda 'Articulação dos ODS nos diversos setores da sociedade', quem compartilha sua experiência sobre Educação Ambiental é a Escola Municipal João Maria Cruz, grande vencedora estadual do 'Prêmio Sesi Peça por Peça 2021' e também do Selo Sesi ODS, com o projeto 'Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da minha família'. A escola será representada pela Professora Livair Aparecida dos Santos, em debate com a participação de representantes das entidades Inpev/Assocampos, Sanepar, Yara Brasil e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O evento será no SESC, às 19 horas. Todas as atividades contam com certificação.