Prefeitura oferece novas oportunidades para dezenas de microempreendedores

Microempreendedores Individuais (MEIs) encontram na Prefeitura de Ponta Grossa uma parceira para prestar seus serviços

Dezenas de microempreendedores individuais (MEIs) estão encontrando na Prefeitura de Ponta Grossa uma aliada para se desenvolverem, arrecadando e ajudando o poder público a cuidar de 153 CMEIs e Escolas Municipais. Graças a um programa de apoio a este grupo de microempreendedores, 32 prestadores de serviço estão faturando quase R$ 1 milhão enquanto trabalham diretamente para a Prefeitura.

"Os MEIs foram credenciados por meio de uma chamada pública, apresentaram a documentação necessária e trabalham hoje no serviço de roçada do mato e da grama em todas as unidades educacionais mantidas pela Secretaria Municipal de Educação, nos ajudando a deixá-las ainda mais bem cuidadas", explica a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves. Os trabalhos de roçada e jardinagem já estão em andamento desde o início de 2022 e uma nova chamada já está prevista para ser realizada em setembro, conforme o planejamento da Prefeitura.

"Com esta ação, estamos cumprindo um compromisso desta gestão e abrimos oportunidades para que diversos MEIs do município possam oferecer seus serviços para o poder público. Este já é um ponto positivo. Outros fatores positivos são que a Secretaria Municipal de Educação encontrou a solução para a questão da manutenção da roçada em todas as suas unidades e estes profissionais ajudam a cuidar da nossa cidade", aponta a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek.

O chamado foi a oportunidade que o MEI Laerte Aparecido Moreira estava esperando. "Vi que estavam fazendo os cadastros para a limpeza nas escolas e já me inscrevi. Para mim foi uma boa, porque já gostaria de fazer esse serviço, agora estou fazendo e estou indo bem. O bom é que tenho meu MEI, faço minha contribuição e tenho minha renda para cuidar de minha família. Além disso, muita gente vê o nosso serviço e já chama para conversar e fazer outros trabalhos", conta Laerte.

Conforme a SME, desde o início de 2022 já foram roçados mais de 1 milhão de metros quadrados de área verde. Outro que contribuiu para deixar as escolas mais bonitas foi o MEI Antônio Natalino Figueira. "Ajuda muito em nosso orçamento, além de podermos criar oportunidade de trabalho para mais uma pessoa. Conto com essa renda todo mês e auxilia muito", conta ele.

Contrato
O valor previsto para a execução destes serviços ao longo de 2022 é de R$ 895 mil, a serem repassados aos 32 prestadores de serviço credenciados. Todas as escolas e CMEIs foram divididos em grupos a partir da metragem de roçada a ser realizada, de maneira igualitária. Assim, cada credenciado está fazendo a manutenção em 3 a 5 unidades, recebendo até R$ 27.149,51.