Governo sem Papel proporciona mais eficiência na Prefeitura de Ponta Grossa

Programa apresenta uma série de resultados positivos após primeiro ano de implementação
Implantado em 2021 na Prefeitura de Ponta Grossa, o programa Governo sem Papel garante agilidade, comodidade e segurança nos processos junto à administração municipal. Implementada pela Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, a iniciativa garante para a população a possibilidade de realizar o protocolo de mais de 400 diferentes solicitações de forma totalmente online, sem a necessidade de deslocamento presencial até a Praça de Atendimento da Prefeitura.
É mais facilidade ao cidadão, menor custo para a administração municipal com processos impressos e uma atenção especial também com o meio ambiente. Entre os serviços mais utilizados pela população desde a implantação do Governo sem Papel estão: parcelamento de dívidas, isenção de IPTU, ofícios, alteração de titularidade, certidão de metragem/confrontante, além de Passe Livre para alunos do Ensino Fundamental e Médio e pedido de vagas especiais. “A modernização é uma das metas de nossa gestão e com o Governo sem Papel reduzimos a burocracia e garantimos um melhor atendimento ao cidadão”, reforça a prefeita Elizabeth Schmidt.
O Governo sem Papel já garante maior eficiência no atendimento à população, aumentando também significativamente o número de processos abertos. No comparativo do período entre 1ª de janeiro até 2 de maio, no ano de 2021 foram 3.340 processos abertos online contra 10.107 agora em 2022. No total de processos abertos, neste mesmo período, também há um aumento expressivo, passando de 10.954 (2021) para 20.809 (2022).
SUSTENTABILIDADE
Com a modernização do sistema, o atendimento à população é mais eficaz. E além da redução de custos, os benefícios ambientais também estão garantidos com a redução no uso de folhas de papel. Para se ter uma ideia, em média, cada processo possui no mínimo 8 folhas. Só em 2022 foram economizadas mais de 166 mil folhas, em média. Ao considerar a economia registrada desde a implantação do Governo sem Papel são mais de 464,7 mil folhas que deixaram de ser usadas.
“Somente em 2021, mais de 41 mil processos físicos tramitaram na Prefeitura, o que representa mais de 1 milhão de folhas de papel impressas. É uma medida extremamente eficaz para o cidadão, para o poder público e de extrema importância para o nosso meio ambiente”, reforça a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.
EFICIÊNCIA
O projeto proporciona também maior celeridade nos processos. É a inovação garantindo o desenvolvimento de um governo digital e acessível, desburocratizando e simplificando processos.
Para se ter uma ideia, em 2021 a primeira resposta levava, em média, 27 dias. Agora, já com os processos tramitando em meio digital, o prazo caiu para 15 dias. Já a média geral de respostas dos setores que em 2021 chegava a 113 dias teve a redução para 29 dias.
“Conseguimos implantar uma nova cultura dentro da administração municipal. E com apenas um ano de experiência já temos melhoras fundamentais nos processos e prazos, além de resultados fantásticos junto à nossa população”, finaliza a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento.