Prefeitura reforça ações para atendimento das pessoas em situação de rua

Desde o início da onda de frio a Prefeitura de Ponta Grossa, através da rede de assistência social (que envolve a Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social e a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa), está desenvolvendo novas ações para atendimento aos mais necessitados.
Em poucos dias será concluída a instalação de um albergue da FASPG, destinado a acolher população em situação de rua. Até lá, são mantidos convênios que garantem 100 vagas para essas pessoas, no Ministério Melhor Viver e na Casa da Acolhida, cada um deles com capacidade para acolher 50 pessoas.
Há ainda dois serviços do município desenvolvidos pela Assistência Social que prestam atendimento para as pessoas em situação de rua:
    • Centro POP: localizado na Rua Tobias Monteiro, 54, próximo à rodoviária. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. No local há café da manhã, café da tarde, além da oferta dos serviços de banhos, lavagem de roupas. Os usuários são atendidos por uma equipe técnica de Assistentes Sociais que encaminham para serviços de acolhimento, documentação pessoal, passagens intermunicipais, serviços de saúde, entre outros. Equipe composta de Assistentes Sociais, educadores, administrativos, agente social, zeladoria.
    • Serviço de Abordagem Social: faz busca ativa das pessoas que se encontram na rua, além de prestar orientação e encaminhamento. Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 17h e no período da noite das 21h às 23h. Finais de semana em regime de plantão.
    A população pode entrar em contato pelo número do plantão da Abordagem Social (42) 98872 3820. As pessoas em situação de rua poderão ser encaminhadas aos abrigos conveniados com o município.
Para incrementar o atendimento, já está em processo de licitação um imóvel que será específico para o serviço de Albergue aqui no município. A iniciativa visa garantir uma melhor atenção. Já que neste ano, ao invés de disponibilizar um Ginásio, está sendo buscado um imóvel localizado na região central da cidade, com espaço mais adequado e que irá dispor de chuveiros, refeitório e camas para a população passar a noite. A expectativa é de que o serviço já possa começar a funcionar nas próximas semanas.